Terça-feira, 23 de novembro de 2010 - 11h02
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) abriu as portas das unidades básicas de saúde com exclusividade no sábado (21), para coletar o material do exame que previne o Câncer de Colo de Útero (PCCU). No domingo, 22, a Policlínica José Adelino também aderiu ao movimento e realizou dezenas de coletas. Todo esse trabalho com o empenho de centenas de profissionais da saúde faz parte de uma campanha de intensificação da coleta do material que pode prevenir ou identificar vários tipos de cânceres nas mulheres. Durante duas semanas, quando a secretaria busca mobilizar cerca de 10 mil mulheres com idade de 25 a 59 anos através de chamadas na mídia, carros de som, panfletos e visitas comunitárias, o exame poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde do município, durante todo o dia.
A prefeitura esta ofertando toda a rede para que haja redução nos índices de câncer uterino e para isso é preciso promover a participação das mulheres na busca pelo exame, que ainda é pouca. “Todas as nossas unidades tem o trabalho de coleta de preventivo na rotina, mas ainda é pouca adesão das mulheres e isso nos preocupa quanto à responsabilidade de promover saúde pública”, disse Williames Pimentel justificando a necessidade de divulgar e buscar esta clientela.
No sábado o secretário Pimentel as visitou unidades de saúde onde ocorreu o mutirão, O ponto de partida foi a unidade do bairro Mariana, na Zona Leste, com a presença de muitas mulheres assistidas pelo Programa Saúde da Familia (PSF). A dona de casa Sandra da Silva, 30 anos, disse que o preventivo é um dos motivos da sua ida a unidade. Ela tem três filhos e ao completar um ano da última consulta voltou ao posto para fazer o novo exame. “Eu recomendo, pois assim podemos acompanhar nossa saúde e se for detectada qualquer alteração já iniciamos um tratamento, a participação é uma prova de amor consigo mesmo” – afirmou.
A unidade José Adelino também disponibilizou o serviço no domingo (21), quando cinco enfermeiros e o médico de plantão ficaram a disposição da clientela feminina. O enfermeiro César Batista e as técnicas Maria Perpetua e Helena Patrícia, ao iniciar o atendimento para coleta faziam entrevista com as pacientes. A professora Antônia Regina, 39 anos, dois filhos, foi orientada sobre os procedimentos para o auto-exame da mama. Após o exame clinico do colo uterino, a professora receberá o resultado em até 20 dias, e será agendada para o atendimento médico.
Até o dia 03 de dezembro, mulheres com idade de 25 a 59 anos, serão abordadas para fazer parte da campanha, o trabalho acontece em todas as Unidades Básicas da capital. A leitura das lâminas ficará sob a responsabilidade do laboratório do Centro de Referência Saúde da Mulher, ao lado da Unidade da Saúde Rafael Vaz e Silva.
Fonte: Aurimar Lima
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho
Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários
O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)