Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura antecipa abertura da campanha contra a poliomielite


 
Terá inicio neste sábado, 13, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios. Em Porto Velho  o lançamento da campanha foi antecipado para esta sexta-feira, 12, em solenidade realizada na escola Semente do Araçá, no bairro São Sebastião.

Devem ser vacinados toda criança menor de cinco anos que recebeu a primeira dose na campanha realizada em julho. Quem ainda não recebeu a primeira dose também deve ser levado pelos pais ao posto de vacinação mais próximo de sua residência para serem imunizados e complementarem a vacinação com a segunda dose posteriormente. A meta da prefeitura é vacina 35 mil crianças (95% da população infantil do município).

Durante a campanha contra a pólio, que encerra no dia 30 de setembro, também haverá imunização contra o sarampo, Essa vacinação é para as crianças na faixa etária de 01 a 07 anos, que já recebeu a dose anterior da vacina ou que já teve a doença.

A abertura da campanha foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, que representou o secretário Roberto Sobrinho. O evento foi prestigiado ainda pelo secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires, e pelo diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Belgrano Cavalcanti.

Os primeiros a receberem as duas gotinhas da vacina foram os irmãos Airton da Silva Veloso, de 1 ano e Safira Veloso, de 2 anos. As duas crianças receberam a vacina do secretário estadual de Saúde, Orlando Ramires.


Mobilização

O secretário Williames Pimentel adiantou que um grande contingente de servidores da estão sendo mobilizados para participar da imunização e a coordenação da campanha se antecipou nos preparativos para que a meta estabelecida seja atingida.

“Queremos nessa segunda etapa repetir o feito da primeira fase da campanha quando conseguimos ultrapassar a meta estabelecida. Para isso, estamos mobilizando mais de 700 servidores e cento e nove postos de vacinação em vários pontos da cidade., Esse é um compromisso que temos como gestores”, disse o secretário Pimentel.

Já o secretário de Saúde do Estado, Orlando Ramires, afirmou que aproveitou a antecipação da campanha do município para conclamar todos os pais e responsáveis por crianças em idade de vacinação para que não deixe de levar o filho até o posto para ser imunizado, e ressaltou a parceria do estado com o município para melhorar a sistema de saúde na capital.

“Essa é uma determinação do governador Confúcio Moura, ou seja, trabalharmos as ações em conjunto. Por isso estamos aqui prestigiando o evento da prefeitura para reforçar e pedir aos pais, não só de Porto Velho, mas dos outros municípios também, para que não esqueçam de levar seus filhos para serem vacinados”, disse.

A diretora da escola Semente do Araçá, professora Jecilene Vasconcelos, afirmou que também se sentia prestigiada pela escolha do estabelecimento que dirige ter sido escolhido para a abertura da campanha. “É uma campanha muito importante para a saúde de nossas crianças, além de que, é também um ato de cidadania e amor”, afirmou.

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)