Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população


Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população - Gente de Opinião

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Projeto Olhos de Ouro, em Ouro Preto do Oeste (RO). A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso da população a atendimentos especializados na área da saúde, com foco especial no cuidado com a visão.

Ao longo do dia, cerca de 400 pacientes previamente agendados foram atendidos pela equipe do projeto, que reuniu professores, acadêmicos e profissionais da saúde em uma grande mobilização voltada à melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Um dos destaques da ação foi o envolvimento direto dos acadêmicos do curso de Medicina da FIMCA, que se deslocaram de Porto Velho até o município de Ouro Preto do Oeste para participar do projeto e contribuir com os atendimentos e a organização das atividades. A experiência também reforça o compromisso da instituição em integrar formação acadêmica com ações concretas de impacto social.

Na área de oftalmologia, aproximadamente 280 pacientes receberam atendimento, com consultas, exames e encaminhamentos para procedimentos necessários. Muitos pacientes já saíram do atendimento com o ERFOS (Encaminhamento para Procedimentos Oftalmológicos) ou com indicação para cirurgias de catarata e pterígio, que deverão ser realizadas pelo município no prazo de até 30 dias.

Além da oftalmologia, o projeto também contou com atendimentos nas áreas de otorrinolaringologia, endocrinologia e cirurgia plástica, ampliando o cuidado integral com a saúde da população atendida.

A coordenadora docente do projeto, Dra. Alcione de Oliveira, destacou a importância da ação e o impacto direto na vida das pessoas atendidas.

“Tivemos cerca de 280 pacientes atendidos na oftalmologia e também atendimentos em outras especialidades, totalizando aproximadamente 400 pacientes em um único dia.”

Segundo ela, muitos pacientes já saíram do atendimento com encaminhamento para cirurgias, reforçando o compromisso da FIMCA, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, com a melhoria da saúde da população.

A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste (SEMSAU). A representante da secretaria, Francielli Luiza Silva Malaquias, ressaltou a importância da parceria para atender uma demanda existente no município.

“Identificamos uma grande necessidade de atendimentos em oftalmologia e somos muito gratos à equipe da FIMCA por reconhecer essa demanda junto conosco.”

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população - Gente de Opinião

Durante a ação, além das consultas e exames, também foi realizada avaliação para entrega de óculos para pacientes que necessitam da correção visual, garantindo mais autonomia e qualidade de vida para a comunidade atendida.

O diretor de expansão da FIMCA, Maurício Carvalho, destacou que iniciativas como essa reforçam o compromisso da instituição com a sociedade.

“Nosso objetivo é ajudar a reduzir a fila de oftalmologia do município, oferecendo atendimento completo para a comunidade.”

Projeto Olhos de Ouro reforça a missão do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA de integrar ensino, saúde e responsabilidade social, proporcionando aos acadêmicos experiências práticas relevantes enquanto contribui diretamente para o bem-estar da população.

A iniciativa também demonstra a importância da parceria entre instituições de ensino e o poder público, ampliando o acesso a serviços especializados e promovendo melhorias concretas na saúde da comunidade.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)