Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Sebrae comemora o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Dirigentes da instituição destacam a importância da imunização para a retomada da economia, além do papel dos pequenos negócios na mobilização da população brasileira


Sebrae comemora o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil - Gente de Opinião

O Sebrae acompanha, com enorme otimismo, os recentes anúncios feitos pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa acerca da aprovação das primeiras vacinas contra a Covid-19 e o início da campanha de imunização em todo o país. A instituição compreende que as vacinas, produzidas graças ao esforço coletivo de cientistas de diversos órgãos de pesquisa em todo o mundo, são a estratégia para assegurar a saúde da população e a retomada segura e plena das atividades econômicas. 

Desde o registro dos primeiros casos da doença no Brasil, o Sebrae vem monitorando o impacto da pandemia sobre os pequenos negócios. Depois de sofrer uma perda média de 70% do faturamento (em abril), as micro e pequenas empresas conseguiram recuperar lentamente o fôlego, chegando a reduzir as perdas para 36% (novembro), quando comparado ao período pré-crise. Ao mesmo tempo, os pequenos negócios foram os que mais rapidamente iniciaram a retomada de empregos, chegando - em outubro - bem próximo de recuperar todos os postos de trabalho perdidos desde o início da pandemia. Porém, o efetivo retorno à normalidade só será alcançado, avaliam os especialistas, na medida em que a disseminação da doença esteja debelada e que as medidas de isolamento social possam ser extintas. 

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, é fundamental que a população brasileira abrace a campanha de vacinação. “Os cientistas fizeram a sua parte produzindo as vacinas em um tempo recorde na história da medicina. Agora, é a nossa parte. Como sociedade civil e governo, precisamos estar unidos nessa ampla mobilização para que todos possam estar vacinados no menor tempo possível”, destaca. 

Para o presidente do Sebrae, é importante também que o governo avalie – até que as medidas de isolamento possam ser abolidas – a possibilidade de extensão das medidas de apoio aos pequenos negócios, em especial na ampliação do acesso ao crédito, nas políticas de manutenção do emprego e no auxílio-emergencial. “Os empreendedores conseguiram recuperar parte do fôlego, graças - principalmente - ao processo de digitalização das vendas de produtos e serviços e às ações emergenciais do governo. Mas a situação ainda está longe de ser controlada”, comenta Carlos Melles. 

Em Rondônia, o diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira também comemora o início da vacinação da população. “Com a chegada das vacina, esperamos que o otimismo também seja espalhado, além de iniciarmos o programa de vacinação, vamos continuar atuando junto ao Pequeno Empreendedor neste momento de reconstrução”, pontuou Daniel. Neste momento, o time de atendimento está apoiando pelos canais remotos de atendimento, em atenção ao mais recente decreto publicado pelo Governo do Estado.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)