Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Secretaria de Saúde responde à alta demanda durante surto de síndromes gripais em Ariquemes


Secretaria de Saúde responde à alta demanda durante surto de síndromes gripais em Ariquemes - Gente de Opinião

A população de Ariquemes, recebeu uma alerta da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Fiorenzani, sobre um surto de síndromes gripais que atinge Ariquemes, de acordo com a Secretária e por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lorena explicou que esse surto é decorrente do período sazonal em Rondônia e na Região Norte.

“As doenças sazonais são aquelas que têm uma tendência maior de acontecer em determinada época do ano, de acordo com as mudanças de estações climáticas. Isso acontece em decorrência de alterações na temperatura, umidade e exposição solar, além de fatores ambientais e comportamentais, estamos em um período propício para isso em Rondônia e para a Região Norte”. Lembrou a Secretária.

A Secretaria de Saúde tem trabalhado incessantemente para garantir que todos os pacientes recebam o atendimento necessário, especialmente as crianças, que são as mais afetadas por esses surtos. Além de dobrar a equipe, foram tomadas medidas para expandir os horários de atendimento no Ambulatório de Pediatria, garantindo atendimento pediátrico diário de segunda a sexta.

"Estamos em um período desafiador, mas as ações que implementamos visam proteger a saúde de nossa comunidade", afirmou a Secretária de Saúde de Ariquemes, Lorena Fiorenzani, pedindo ainda a todos que sigam as recomendações dos profissionais de saúde e evitem pânico. De acordo com a secretária no Hospital da Criança, atualmente 4 médicos estão de plantão, nesta terça-feira, houve atendimento de 300 pessoas nos Hospital da Criança, já na UPA (unidade de Pronto Atendimento), o número geralmente atende de 350 a 400, agora está em 600. Lorena concluiu lembrando que em outros períodos esses atendimentos eram bem menores, pontuou a secretária.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)