Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Só na Bença alerta para prevenção ao câncer de próstata


 

O deputado Só na Bença (PMDB), em seu pronunciamento na sessão de ontem, terça-feira (25) na Assembleia Legislativa, informou que participou, no Hotel Rondon Palace, em Porto Velho, de um evento em alusão ao Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata.

O parlamentar alertou para a importância de o público masculino deixar o preconceito de lado e fazer os exames preventivos. O deputado disse que, historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres, segundo Só na Bença, costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal de doença.

“E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer”, ressaltou o deputado.

O deputado parabenizou o Poder Executivo e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pelas ações de conscientização e prevenção programadas para o Novembro Azul.

A doença

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A doença atinge, principalmente, homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]

Foto: Ana Célia

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)