Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinação contra rubéola na segunda-feira



Depois de quatro meses, a vacinação contra a rubéola para adultos entre 20 e 39 anos, que começou em agosto deste ano em todo o país, chega ao fim no dia 5 de janeiro. Segundo os últimos levantamentos, centenas de municípios brasileiros não atingiram suas metas.

Em Porto Velho, em mais uma tentativa de atingir a meta, a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) manteve nos últimos seis dias uma equipe de vacinadores no Shopping Porto Velho, conseguindo vacinar apenas 205 pessoas foram vacinadas. Segundo a chefe de Imunização da Semusa, Goreth Marinho, a vacina foi levada a todos as regiões possíveis. "Nós temos consciência de que fizemos de tudo o que estava ao nosso alcance para vacinar o maior número de pessoas, não medimos esforços para que a vacina chegasse a vários locais. Trabalhamos em parcerias com empresas, instituições, igrejas, faculdades, órgãos públicos, associações de bairros, escolas, mesmo assim muitas pessoas ainda não têm a dimensão do perigo da doença", desabafou Goreth.

Durante os quatro meses da campanha contra a rubéola foram vacinadas 128.928 pessoas na área urbana e distritos de Porto Velho, atingindo um percentual de 94,37%. Até a próxima segunda-feira, a vacinação ainda pode ser feita em todas as unidades de saúde da capital. Depois deste prazo, não há previsão de que a campanha seja prorrogada mais uma vez. Do total que ainda falta para atingir a meta de vacinação, a maioria ainda é de homens.

O perigo da Rubéola

A Rubéola é uma doença infectocontagiosa também causada por um vírus  transmitido por secreções nasais e da garganta. O infectado apresenta febre não elevada, manchas vermelhas pelo corpo (ínguas) no pescoço e nuca após um período de 20 dias, mas em algumas pessoas, a doença pode passar despercebida.

A rubéola é uma doença muito grave quando atinge a mulher grávida. A infecção na gestação pode causar aborto, o bebê pode nascer morto, prematuro ou com baixo peso. Se a doença for transmitida pra o bebê, ele poderá nascer com a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Por isso, a importância da vacinação dos homens para que sejam eliminadas as possibilidades de transmitirem o vírus às mulheres da família.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Meu Exame ON já disponibilizou mais de 6 milhões de exames em Porto Velho

Lançado em janeiro de 2025, o sistema tem como objetivo garantir mais agilidade, comodidade e segurança aos usuários, permitindo que os pacientes cons

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

Edital abre vagas para vivência no SUS em Porto Velho com participação do governo de Rondônia

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é parceiro na realização do Edital nº 01/2026, que abre inscrições para o

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Operação Sorriso realiza cirurgias e transforma vidas de pacientes com fissuras labiopalatinas em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência, acesso e qualidade de vida às pessoas com fissuras labiopalatinas em Rondônia, a Operação Sorriso, em parcer

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

Grupo Care Plus amplia jornada de cuidado com programa que subsidia medicamentos para beneficiários

O grupo Care Plus, composto pela Care Plus Medicina (maior operadora premium de saúde no Brasil), Care Plus Clinic, Care Plus Odontologia, Care Plus

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)