Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Segurança

Associação Brasileira de Criminalística repudia ato do Delegado-Geral da Polícia Civil de Rondônia

Ato visa o recolhimento de materiais como armas, algemas e coletes


Associação Brasileira de Criminalística repudia ato do Delegado-Geral da Polícia Civil de Rondônia  - Gente de Opinião

A Associação Brasileira de Criminalística (ABC) solicitará ao governo de Rondônia revogação à determinação do Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Samir Fouad Abboud, que mandou recolher armas, algemas, carteiras funcionais, coletes e qualquer outro material que esteja sob cautela dos peritos e auxiliares da Polícia Técnica (Politec).

Simultaneamente, solicitará ao Ministério da Justiça a edição de uma norma que permita aos peritos manterem suas prerrogativas de policiais civis e integrantes das forças de segurança pública. “A determinação de recolher os equipamentos poderá colocar em risco a vida de peritos e auxiliares no cumprimento do seu dever legal”, afirma Leandro Lima, presidente da ABC.

Em nota de repúdio divulgada no site da entidade, Lima enfatiza que, segundo a Lei Complementar nº 828/2015, a qual criou a Politec, "todo o patrimônio pertencente ao antigo Departamento de Polícia Técnica - DPT da Polícia Civil passou a pertencer à Politec, não fazendo nenhuma exceção com relação a quaisquer materiais, incluindo armas, munições, algemas e coletes balísticos".

Lima reforça ainda os servidores da perícia de Rondônia continuam sendo Policiais Civis, estando somente cedidos para a POLITEC, conforme previsto na Lei Complementar  nº 847/2015. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Lei Seca completa 14 anos em Rondônia com mais de 302 mil abordagens

Operação Lei Seca completa 14 anos em Rondônia com mais de 302 mil abordagens

Rondônia completou, nesta semana, 14 anos de atuação contínua da Operação Lei Seca, coordenada pelo governo do estado como política permanente de enfr

Mulheres podem usar spray de pimenta para defesa pessoal em Porto Velho

Mulheres podem usar spray de pimenta para defesa pessoal em Porto Velho

O projeto de lei que cria a Política Municipal de Proteção à Mulher e autoriza a comercialização e o porte de spray de extratos vegetais para defesa p

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

O Coordenador do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Promotor de Justiça Pablo Hernande

Busca e identificação de pessoas desaparecidas são ampliadas com lançamento da Rede PCI Conecta em Rondônia

Busca e identificação de pessoas desaparecidas são ampliadas com lançamento da Rede PCI Conecta em Rondônia

O governo de Rondônia lançou, na sexta-feira (20), em Porto Velho, a Rede PCI Conecta, iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Diri

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)