Quinta-feira, 13 de abril de 2023 - 18h15

O governo de Rondônia por meio da Polícia Militar,
em reunião de alinhamento das ações de segurança nas escolas rondonienses, por
meio do lançamento da Operação Escola Segura que tem como objetivo
garantir a segurança nas escolas, com difusão de orientações de segurança para
equipes pedagógicas e alunos, além de reforçar o policiamento de rotina já
realizado pelas patrulhas escolares.
A reunião teve a participação do Coordenador de
Planejamento Operacional, representando o Comando da Polícia Militar de
Rondônia, Comandantes Regionais de Policiamento e de Unidades situadas nos
diversos municípios rondonienses.
Segundo o coordenador de Planejamento Operacional da PM, coronel PM Marcos Freire, a ideia é fazer com que a comunidade estudantil se sinta segura para dar continuidade às atividades letivas.
Estratégias
Para garantir a segurança nos estabelecimentos de ensino será feito o acompanhamento da entrada dos alunos no início das jornadas letivas, além de orientações de segurança. Nos distritos, as equipes policiais também estarão presentes nas escolas com visitas esporádicas e periódicas.
Na região
Cone Sul do Estado
Policiais Militares do 3º Batalhão (3° BPM) deram
início à execução da Operação Escola Segura nesta quinta-feira, na cidade de
Vilhena e outros municípios da região Cone Sul do Estado.
Mais de 100 escolas da região recebem reforço na
segurança. Os militares das patrulhas reforços, intensificam o policiamento
ostensivo e a ação presença nos interiores e entornos das áreas escolares.
Durante a operação também é feito o contato com os gestores das unidades educacionais a fim de sanar dúvidas de segurança, bem como para reestabelecer a sensação de segurança, tendo em vista que é função primordial da Polícia Militar de Rondônia zelar pela paz social e manutenção da segurança pública.
O comandante do 3º BPM – Batalhão e Polícia Militar, tenente-coronel PM Helberth Aldimas ressalta que, “não há motivo para pânico diante das informações veiculadas, porém é importante o estado de alerta a situações atípicas e pessoas estranhas ao ambiente. Mas esse estado de atenção sempre deve acontecer, independentemente de fatos de violência externa que tomamos conhecimento através dos veículos de comunicação”, frisa o comandante.
Contextualização
A Operação Escola Segura acontece em função da
elevada demanda solicitada por profissionais da comunidade escolar, devido aos
recentes casos trágicos de ataques em escolas ocorridos no País.
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Operação Lei Seca completa 14 anos em Rondônia com mais de 302 mil abordagens
Rondônia completou, nesta semana, 14 anos de atuação contínua da Operação Lei Seca, coordenada pelo governo do estado como política permanente de enfr

Mulheres podem usar spray de pimenta para defesa pessoal em Porto Velho
O projeto de lei que cria a Política Municipal de Proteção à Mulher e autoriza a comercialização e o porte de spray de extratos vegetais para defesa p

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia
O Coordenador do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Promotor de Justiça Pablo Hernande

O governo de Rondônia lançou, na sexta-feira (20), em Porto Velho, a Rede PCI Conecta, iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Diri
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)