Terça-feira, 4 de fevereiro de 2020 - 18h03

Rondônia possui uma ampla fronteira com outros estados, além de fazer divisa com a Bolívia. Só com o país vizinho são mais de 1.300 km de fronteira. Para além de toda essa área enorme a ser monitorada pela polícia, o estado de Rondônia ainda é cercado pela Floresta Amazônica, o que dificulta a fiscalização e aumenta o índice de criminalidade no estado.
Ciente dessa realidade e do grande desafio que é o monitoramento de fronteiras, o senador Marcos Rogério viabilizou a liberação de recursos, na ordem de R$ 600 mil, para a ampliação do sistema Guardião, com o objetivo de otimizar os trabalhos de investigação e análise criminal realizados pelo serviço de inteligência da Polícia.
“O contrabando, o tráfico de drogas e armas e diversos outros crimes são um grande problema em nosso estado e um dos motivos são as grandes distâncias a serem cobertas pela polícia, tanto por terra como pela água. A segurança na faixa de fronteira é um grande desafio e os investimentos precisam e muito ser ampliados”, destacou o senador.
Com os recursos viabilizados pelo parlamentar, os agentes de segurança poderão atuar com mais efetividade, inclusive na prevenção.
“ A ampliação do sistema Guardião permite a realização de interceptações telefônicas e monitoramento de outros meios de comunicação. Isso vai permitir um trabalho mais eficiente das atividades de inteligência da polícia, auxiliando assim na repressão ao tráfico de drogas, armas, munições e o contrabando, além de reduzir os índices de crimes contra a vida, bem como o crime organizado”, completou o parlamentar rondoniense.
O pagamento, na ordem de R$ 600 mil, já foi liberado e está à disposição do Governo Estadual.
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Operação Lei Seca completa 14 anos em Rondônia com mais de 302 mil abordagens
Rondônia completou, nesta semana, 14 anos de atuação contínua da Operação Lei Seca, coordenada pelo governo do estado como política permanente de enfr

Mulheres podem usar spray de pimenta para defesa pessoal em Porto Velho
O projeto de lei que cria a Política Municipal de Proteção à Mulher e autoriza a comercialização e o porte de spray de extratos vegetais para defesa p

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia
O Coordenador do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Promotor de Justiça Pablo Hernande

O governo de Rondônia lançou, na sexta-feira (20), em Porto Velho, a Rede PCI Conecta, iniciativa nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Diri
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)