Quarta-feira, 13 de setembro de 2023 - 15h08
Turismo é sempre um assunto
que provoca possibilidades de sorrisos e ares de satisfação em muitas rodas de
conversas, especialmente se os interlocutores se imaginarem na condição de
turistas.
Diante disso, sendo o turismo
uma atividade quase sem contraindicações, é salutar fazer sempre reflexões
sobre o seu potencial na contribuição do PIB de um país, de uma cidade ou de
uma localidade. Existem países que a atividade contribui com quase 15% de toda
a capacidade de gerar emprego e renda. Além disso, o turismo pode ser um grande
instrumento de preservação de valores, identidades culturais, patrimônios
materiais e imateriais que forjam a história de muitos povos.
O Brasil, um país continental
e “abençoado por Deus”, oferece paisagens das mais belas e inesquecíveis. Uma
gastronomia diversificada e saborosa. Tradições e manifestações culturais que
marcam para sempre quem vive tais experiências. Um povo hospitaleiro, de etnias
diversas, mas extremamente acolhedor, apesar das adversidades que sempre
enfrenta. Mas por qual razão o número de turistas que visitam esse grandioso
país patina sempre nos mesmos pífios números?
Não pode ser somente a
distância geográfica. Nosso vizinho Peru é um exemplo de promoção e visitantes
anuais. Não pode ser somente a implacável tributação que impõe grandes desafios
aos empreendedores. Deve ter algo a mais nesta história.
Talvez algumas das explicações
sejam a falta de institucionalização do turismo como modelo de desenvolvimento
por parte do ente público. Os planos de governo, invariavelmente, citam a
atividade muito en passant, quase que apenas “para constar”. Não existem
- ou são pouco conhecidas - linhas de incentivos federais, estaduais ou municipais
que encorajem os empreendedores a investirem em equipamentos turísticos. Os
recursos destinados à promoção, qualificação e infraestrutura são aquém do
necessário para o desenvolvimento pleno da atividade, sendo que o destino, para
ser bom para o turismo, precisa ser melhor ainda para o cidadão morador. Será
possível elencar algumas outras possibilidades, basta um debate com qualquer
trade turístico local no país.
Para evidenciar a força do
Turismo, um estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da
Embratur, mostra que o consumo do turista no Brasil movimenta 571 atividades
econômicas: 21 serviços ligados diretamente ao turismo, como agências de
turismo, hotéis, companhias aéreas; 191 atividades dedicadas aos moradores
locais, como bares, restaurantes, táxis e serviços médicos, mas que também
atendem turistas; 142 ligadas aos setores de fornecimento de bens e serviços
que atendem as empresas de turismo, como agricultura familiar, terceirização de
serviços de limpeza e contabilidade e 217 não são ligadas ao turismo, mas se
aquecem quando há mais turistas no país. É o caso de oficinas mecânicas e
construção civil.
Portanto, é preciso mudar esse
mindset e incluir o planejamento turístico em qualquer Plano Plurianual para
garantir um desenvolvimento cada vez mais sustentável da atividade turística em
nosso país, com maior geração e emprego e renda. As eleições vêm aí...
* Publicitário e jornalista,
tendo atuado em Turismo tanto no setor privado como na gestão pública
Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná
Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par
Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país
Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu
Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo
Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia
Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’
Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai