Porto Velho (RO) sábado, 21 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Trilhas Digitais: projeto de Ecoturismo do Campus Calama mapeia balneários na região metropolitana de Porto Velho e Candeias do Jamari


Trilhas Digitais: projeto de Ecoturismo do Campus Calama mapeia balneários na região metropolitana de Porto Velho e Candeias do Jamari  - Gente de Opinião

O Projeto de Extensão e Ecoturismo “Trilhas Digitais – Balneários de Porto Velho e Candeias do Jamari”, desenvolvido por professores, pesquisadores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, mapeia as áreas de lazer existentes na região metropolitana de Porto Velho, indicando vinte balneários existentes entre a capital e o município de Candeias do Jamari.

Coordenado pela Professora de Geografia Josélia Fontenele Batista, o projeto atendeu ao edital 5/2021/REIT-PROPESP/IFRO, com o apoio do Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI) e do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia). Além de mapear os balneários da cidade de Porto Velho e Candeias do Jamari a partir do uso de geoprocessamento e divulgação da web por meio de sites e inclusão no Google Maps para maior difusão dos dados, o projeto visa promover a educação ambiental para o Turismo Rural, estimulando a dinamização de atividades turísticas e contribuindo para o crescimento e consolidação de atividades econômicas locais.

De acordo com a docente, essa ação se liga à disciplina de Geografia, buscando realizar uma intervenção positiva da consciência ambiental e o estímulo ao uso dos recursos naturais de forma sustentável. Segundo Josélia, o projeto se propõe a contribuir e estimular o desenvolvimento da atividade ecoturística de lazer, utilizando de forma adequada os rios e igarapés das cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari.

 

Mapas e cartilha

Além de mapas digitais e mapas interativos, com atualização frequente, registros fotográficos e localização dos balneários, foi também produzida uma cartilha de educação ambiental para usuários de rios e igarapés, que indica práticas de gestão, pontuando ações para tornar os locais mais agradáveis. A cartilha destaca que o ecoturismo implementado em conjunto com a EPS (Economia Popular Solidária) é apresentado como uma alternativa mais benéfica, pois, tendo base comunitária, incentiva e valoriza o comércio, a cultura e os recursos locais, podendo atuar no combate à exclusão social e à pobreza.

Entre outras atividades, a cartilha detalha ações para a infraestrutura e manutenção dos balneários; ações para preservação das águas, cuidados com os animais, conscientização para turistas e visitantes, medidas de segurança e preservação da natureza.

 

Economia turística

Segundo a Professora Josélia, a maioria dos balneários das cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari pertence a unidades familiares que geram seu pequeno negócio para subsistência. E os membros se dividem entre cozinhar, atender, monitorar e gerenciar. Essas ações ocorrem de forma intuitiva e as informações sobre seu potencial, dias e horários de visitação e as distâncias ainda ficam confusas. Com o projeto, pretende-se criar oportunidades de aumentar a lucratividade dos espaços existentes, melhorando a qualidade ambiental e a conservação dos recursos hídricos atualmente utilizados.

Foram mapeados quinze balneários em Porto Velho: Cachoeirinha, Taboca, Souza, Água gelada, Bebel, Banho 21, Jacutinga, Lagoa Azul, Mata Verde, Sesc, Rio Verde, Jalapão, Vila Calderita, São Carlos e Praia de Jaci Paraná; e cinco em Candeias do Jamari: Antônio Domingos, Souza, Paraíso do Bené, Folha Verde e Rio Preto.

Acesse o Mapa dos balneários e a Cartilha nos links: https://maps.app.goo.gl/ENkRxXtdSiX2F7Ji8?g_st=iw e https://bityli.com/TRILHAS-DIGITAIS

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo cultural e desenvolvimento regional entram no debate do II Diálogos Municipalistas em Rondônia

Turismo cultural e desenvolvimento regional entram no debate do II Diálogos Municipalistas em Rondônia

Porto Velho tem encontrado no turismo cultural uma forma de apresentar ao visitante muito mais do que seus pontos tradicionais. A história da formaçã

Fecomércio-RO e Conetur apresentam filme institucional sobre o turismo de Cacoal

Fecomércio-RO e Conetur apresentam filme institucional sobre o turismo de Cacoal

A Fecomércio-RO e o Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia, o Conetur, apresentaram em Cacoal um filme institucional voltado à divulgação do tu

Visitantes encontram na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré um espaço de lazer e contemplação

Visitantes encontram na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré um espaço de lazer e contemplação

Todos os dias, no fim da tarde, a rotina de Oris Rodrigues segue um caminho que já virou tradição. Aos 68 anos, a dona de casa e aposentada sai do bai

Turismo da pesca de Rondônia ganha destaque em fórum nacional durante maior feira do setor na América Latina

Turismo da pesca de Rondônia ganha destaque em fórum nacional durante maior feira do setor na América Latina

Rondônia participa do 4º Fórum Nacional do Turismo da Pesca, evento realizado durante a Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada a maior feira

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)