Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo

Turistas chegam a Fortaleza do Abunã e esgotam vagas de pousadas e residências


  Turistas chegam a Fortaleza do Abunã e esgotam vagas de pousadas e residências - Gente de Opinião

A três dias do início do Festival de Fortaleza do Abunã, está esgotada a lotação das pousadas e residências por turistas, principalmente, oriundos do Acre. A rede de hospedagem do distrito de Fortaleza do Abunã não é grande, tem capacidade para trezentas pessoas, mas é um número expressivo se comparado ao número de habitantes da localidade que não chega a seiscentas pessoas, segundos dados do IBGE.

Os dados foram levantados pela Fundação Cultural, que está organizando o festival em parceria com a Semdestur e outras nove secretarias municipais da Prefeitura de Porto Velho, Seduc, Corpo de Bombeiros, e Polícia Militar. O festival será autossustentável e é realizado pelos moradores. O poder público só entrará com a estrutura, mas quem vai se beneficiar socioeconomicamente do evento são os habitantes da vila.


Sandra Santos entrevista Antônio Ocampo - Vídeo da SICTV

Segundo o secretário Antônio Ocampo, o potencial turístico de Fortaleza do Abunã é inegável. “É uma jóia que precisa ser lapidada. Possui uma beleza natural de encher os olhos, na fronteira com a Bolívia e passa boa parte do ano visitada por turistas acrianos. Porém ainda carece de estrutura, principalmente de hotelaria e restaurantes para se firmar como uma estância turística. É um projeto futuro que precisa ser pensado com carinho”, afirmou.

O presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade (Conetur), Raniery Coelho, disse que Fortaleza do Abunã é apenas um exemplo da capacidade turística rondoniense. “Possuímos inúmeros pontos inexplorados ou subutilizados por falta de incentivo e estrutura. Temos em mãos uma riqueza que tem a capacidade de nos dar um retorno econômico considerável. A Prefeitura de Porto Velho age certo em retomar o festival e fazer dele um projeto sustentável”, comentou.

Para o Festival de Fortaleza do Abunã, que será realizado dia 1º, 2 e 3 de setembro, a Prefeitura espera a chegada de 10 mil turistas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

Cetur intensifica mobilização contra fim da escala 6×1 e alerta para risco de desemprego e aumento de custos

O possível fim da escala 6×1 no Brasil, em discussão no Congresso Nacional, mobilizou representantes do trade turístico em reunião do grupo de tra

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Pa

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)