Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Governo capacita rede de atendimento com foco na regularização documental dos migrantes em Rondônia


Evento objetiva a orientação quanto à regularização documental, ação relevante na acolhida ao migrante, refugiado ou apátrida - Gente de Opinião
Evento objetiva a orientação quanto à regularização documental, ação relevante na acolhida ao migrante, refugiado ou apátrida

Com a proposta de apresentar a Central de Informação ao Migrante e Refugiado em Rondônia como ferramenta de integração entre o usuário e a rede de atendimento, o Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, Oficina Virtual, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), das 14h às 16h.

O evento, que tem como objetivo a orientação quanto à regularização documental, ação relevante na acolhida ao migrante, refugiado ou apátrida, é destinado aos agentes envolvidos na recepção direta a este público, e visa divulgar os amparos legais que regem a documentação migratória, modelo de preenchimento de formulários no Brasil, além de compartilhar experiências da Central de Informação e promover reflexão sobre os desafios da Política da Migração.

Para o governador Marcos Rocha, esta Oficina é importante, considerando que o estado de Rondônia recebe um grande fluxo migratório devido à sua geolocalização, destacando-se ainda, em relação a outros Estados quanto ao desenvolvimento de políticas públicas de grande impacto para os migrantes e refugiados, a exemplo da Central de Informações, localizada no prédio do Tudo Aqui, em Porto Velho. “Desde sua criação, em 2020, a Central vinculada à Seas tem realizado atendimentos de forma integrada com órgãos municipais, federais e não governamentais”, pontuou.

PARTICIPAÇÕES 

A expectativa é que a capacitação tenha a participação de cerca de 180 pessoas, entre representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, sociedade civil, Coordenadorias Regionais de Educação – CREs da Secretaria de Estado da Educação – Seduc e Secretaria Municipal de Educação – Semed de Porto Velho, servidores do Sistema Nacional de Emprego – Sine Estadual e das Defensorias Públicas da União e do Estado.

A secretária da Seas, Luana Rocha ressaltou que, “a implementação efetiva das políticas públicas para migrantes e refugiados requer o envolvimento e a participação ativa de diferentes atores sociais como governos, organizações não governamentais e a própria sociedade; para que as demandas e necessidades sejam atendidas de maneira adequada e inclusiva”. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Risco para o cérebro, a solidão já afeta quatro em cada 10 brasileiros

Risco para o cérebro, a solidão já afeta quatro em cada 10 brasileiros

Com a longevidade batendo à porta dos brasileiros, o cérebro necessita, cada vez mais, de estímulos cognitivos. Atividades em grupo, uma conversa de

Semed inicia mês do autismo com atividades na CMJP

Semed inicia mês do autismo com atividades na CMJP

As atividades do Abril Azul, mês mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciaram, na terça-feira (31), na Câmara

 Senac destaca concurso de bolos e programação gratuita na Semana S em Rondônia

Senac destaca concurso de bolos e programação gratuita na Semana S em Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia realizará nos dias 15 e 16 de maio, em Porto Velho, das 13h às 21h, Villa Privilege (a

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)