Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Mães são homenageadas pelos filhos atendidos no Caps Infantojuvenil em Porto Velho

Atividade reuniu mais de 120 pessoas com objetivo de promover o bem-estar mental e entretenimento entre mães e filhos


A Semusa realiza constantemente ações de cuidado à saúde mental - Gente de Opinião
A Semusa realiza constantemente ações de cuidado à saúde mental

O Dia das Mães é um momento de celebrar e expressar mensagens de carinho para quem desempenha esse papel. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I), organizou uma ação especial de homenagem às mães com diversas atividades de promoção à saúde mental do público infantojuvenil e de seus familiares.

Atividades de entretenimento e bem-estar emocional foram destaques da ação, como apresentações artísticas com música e dança, momentos afetivos e discursos emocionantes.

“Quando a gente se refere à figura materna, a gente quer representar, além da mãe, a avó que é mãe, o pai que é mãe, a tia que é mãe e, muitas vezes, a madrasta que é mãe. O cuidado do Caps I não é só com a criança ou adolescente, é com a família também”, explica a psicóloga do Caps I, Eunice Helena Rodrigues Cordenuzzi.

A Semusa realiza constantemente ações de cuidado à saúde mental, através dos encontros terapêuticos, realizados mensalmente pela equipe do Caps I. As atividades incluem psicoterapia em grupo, terapia individual, palestras e dinâmicas realizadas com a participação de mais de 70 adolescentes.

A psicoterapia em grupo também é realizada com os pais e responsáveis, onde os familiares compartilham vivências e trocam experiências. De acordo com a psicóloga da Semusa, Elizabeth Guzman Hurtado, esse trabalho realizado em conjunto é fundamental para estabelecer o relacionamento saudável entre pais e filhos, promovendo a saúde mental de todos.

“A gente percebe a necessidade desse cuidado, uma vez que quando o filho está doente toda a família acaba adoecendo também. Por isso, essa ação em especial foi pensada para trazer esse momento de interação e bem-estar integral”, frisa a psicóloga.

Miriane Cunha Tavares foi uma mãe que participou da ação de homenagem. Para ela, esses momentos são bastante significativos tanto para ela como para o filho, que faz acompanhamento no Caps. “Isso que eles fazem aqui é muito maravilhoso, a gente se sente uma família. Ver a evolução do meu filho é o melhor presente que uma mãe poderia ter”, celebrou.

Miriane ainda destaca como o Caps contribui para a evolução do filho e relembra como conheceu o serviço. “Desde cedo a gente percebia que ele era diferente, mas toda vez que procuramos ajuda nunca tínhamos a resposta. Foi aqui no Caps que descobrimos que meu filho tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já tem um ano que o Davi realiza o tratamento e a evolução dele é perceptível. Eu fiquei 12 anos sem trabalhar para cuidar melhor do meu filho, mas com o desenvolvimento dele eu pude procurar um emprego. O atendimento aqui é maravilhoso, depois que conhecemos a equipe Caps fomos mais felizes”, afirma a mãe.

Davi Tavares dos Santos, de 15 anos, faz acompanhamento psicológico no Caps I desde 2023. “Quando cheguei aqui eu tinha ansiedade severa e o Caps me ajudou muito com minhas dificuldades. Sem saber ao certo o que eu tinha, aqui descobri que era TEA grau um. Tanto o tratamento como os medicamentos me auxiliam muito, hoje eu sou uma pessoa completamente melhor de quando eu entrei”, relata o paciente.

CAPS INFANTOJUVENIL

A unidade referência no atendimento infantojuvenil é especialista no tratamento e diagnóstico de transtornos mentais graves e severos. O Caps I desenvolve atividades que visam intensificar os atendimentos psicológicos e promover a saúde mental e bem-estar social do público infantojuvenil. Além dos encontros terapêuticos em grupo, os serviços psicossociais também são realizados diariamente, de forma individual.

Entre os temas abordados durante encontro em grupo estão o desenvolvimento interpessoal com foco na interação social, estabilidade emocional, bullying, conflitos familiares, depressão e ansiedade.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, preparados para atender uma série de demandas como transtornos psicológicos, tentativas de suicídio e automutilação, distúrbio bipolar e doenças neurobiológicas como autismo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Campanha ‘SOS  Rio Grande do Sul’ do Sistema Fecomércio tem nova programação este final de semana

Campanha ‘SOS Rio Grande do Sul’ do Sistema Fecomércio tem nova programação este final de semana

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia, através do Sesc Mesa Brasil, segue com a campanha de ajuda ao Estado do Rio Grande

Acadêmico da FIMCA Mobiliza Comunidade de Itapuã do Oeste em Campanha de Solidariedade para Vítimas da Tragédia no Rio Grande do Sul

Acadêmico da FIMCA Mobiliza Comunidade de Itapuã do Oeste em Campanha de Solidariedade para Vítimas da Tragédia no Rio Grande do Sul

Na terça-feira, 14 de maio, um dos acadêmicos do corpo discente do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, Sérgio Twardowski Filho, mobilizo

Doações do governo de  Rondônia já estão a caminho do RS

Doações do governo de Rondônia já estão a caminho do RS

O primeiro comboio com doações de Rondônia às vítimas das enchentes saiu nesta quinta-feira (16), para o Rio Grande do Sul. Segundo a primeira-dama d

Campanha humanitária do Governo de RO coleta arrecadações nos municípios e segue para o RS

Campanha humanitária do Governo de RO coleta arrecadações nos municípios e segue para o RS

O carregamento das contribuições de Porto Velho para as vítimas da enchente, que atinge o Estado do Rio Grande do Sul, seguiu para o município de Ar

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)