Porto Velho (RO) domingo, 22 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Miss e Mister CCI 2024: Concurso valoriza autoestima e promove integração entre idosos

Ao todo, 23 frequentadores se inscreveram para participar do desfile


As mulheres escolhem a melhor vestimenta para desfilar na passarela - Gente de Opinião
As mulheres escolhem a melhor vestimenta para desfilar na passarela

O tradicional concurso de Miss e Mister do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Porto Velho vem como uma novidade este ano. Além dos idosos participantes da capital, o evento que acontece no próximo dia 27, contará pela primeira vez com a presença de representantes dos distritos de Abunã e Jaci-Paraná. O desfile será de 8h às 12h, na sede do Centro, na avenida Amazonas, 688, bairro Tiradentes.

Ao todo, 23 idosos, entre homens e mulheres, se inscreveram para participar do desfile, que é promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). A diretora do CCI, Rose Vieira, ressaltou o impacto positivo que o concurso tem na vida dos participantes, destacando como a atividade promove a autoestima e o bem-estar.

Segundo Rose, muitos dos idosos, especialmente as mulheres, demonstraram inicialmente uma certa insegurança em participar devido a questões de peso, idade e vaidade. Em conversa com os inscritos, Rose compartilhou que o objetivo do concurso vai além da aparência física.

“A regra do concurso de Miss e Mister não é ser magra como a ‘Barbie’ ou loira com cabelos longos. O principal é a empatia, a simpatia e o bom caráter. Tanto a Miss quanto o Mister CCI representarão a unidade, e, por isso, buscamos pessoas que levem bons costumes, alegria e conforto para os demais idosos. Beleza é importante, mas não é fundamental”, explicou a diretora.

Os homens também participam com muita elegância e posesOs homens também participam com muita elegância e poses

Para incluir os idosos dos distritos mais afastados, como Abunã, foi organizada uma pré-seleção no local, de modo que um casal representará a comunidade durante o desfile. Rose enfatizou a importância de integrar esses idosos nas atividades do CCI, proporcionando a eles momentos de descontração e interação social, que muitas vezes são limitados devido ao isolamento geográfico. Além disso, a diretora destacou o impacto positivo do concurso na saúde mental dos idosos.

Os preparativos para o evento, como os ensaios semanais, têm ajudado a reduzir sentimentos de isolamento e, até mesmo, sintomas de depressão. “Quando eles saem de casa para os ensaios, vemos mudanças no comportamento deles. Muitos acabam ficando mais vaidosos, e até os familiares percebem a diferença. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, promovendo a alegria e o bem-estar dos nossos idosos”, disse ela.

O evento contará com a presença de autoridades locais, que participarão como jurados. Durante o desfile, os jurados terão acesso a um breve perfil de cada participante, incluindo seus “hobbies” e interesses, reforçando a ideia de que o concurso valoriza muito mais o comportamento e o caráter do que a aparência física.

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sistema Fecomércio realiza 2ª edição da Semana S do Comércio com serviços gratuitos, negócios e atrações culturais em Porto Velho

Sistema Fecomércio realiza 2ª edição da Semana S do Comércio com serviços gratuitos, negócios e atrações culturais em Porto Velho

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia realizará nos dias 15 e 16 de maio, em Porto Velho, a Semana S do Comércio 2026, inici

Em homenagem ao Mês da Mulher, cartório de Cacoal promove pintura coletiva com eleitores

Em homenagem ao Mês da Mulher, cartório de Cacoal promove pintura coletiva com eleitores

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o cartório da 11ª Zona Eleitoral lançou um convite diferente para as cidadãs e cidadãos: em vez de apen

Campanha Lenços de Amor reforça solidariedade a pacientes com câncer

Campanha Lenços de Amor reforça solidariedade a pacientes com câncer

A Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) realizou a entrega dos kits arrecadados durante a campanha Lenços de Amor. A ação reuniu pacien

Ações em hospitais e escolas acontecem na 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Ações em hospitais e escolas acontecem na 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

As comarcas do Poder Judiciário do interior do Estado de Rondônia participaram ativamente da 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa qu

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)