Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Nota Oficial sobre o falecimento de um adolescente na Casa Criar


Nota Oficial sobre o falecimento de um adolescente na Casa Criar  - Gente de Opinião

O NACC – Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, entidade mantenedora da Casa Criar – Unidade de Acolhimento Institucional Infantojuvenil (antigo Lar do Bebê), vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento de adolescente acolhida na unidade, ocorrido nesta data.  

Em respeito à legislação vigente, ao sigilo profissional e à preservação da dignidade, da memória e da intimidade da vítima, não serão divulgados detalhes sobre o ocorrido.  

Tão logo identificada a situação, a equipe técnica da unidade adotou imediatamente todos os procedimentos previstos nos protocolos institucionais, acionando o serviço médico de urgência, que realizou as medidas cabíveis no local, vindo posteriormente a constatar o óbito. As circunstâncias do ocorrido serão apuradas pelas autoridades competentes, cabendo à instituição colaborar integralmente com todos os esclarecimentos necessários, dentro dos limites legais.  

Neste momento, a prioridade institucional está voltada ao acolhimento emocional das demais crianças e adolescentes, bem como ao suporte aos colaboradores da unidade, garantindo acompanhamento psicossocial adequado.  

A Casa Criar atua em articulação permanente com a rede socioassistencial e de saúde do município, seguindo os fluxos estabelecidos nas normativas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, mantendo processo contínuo de qualificação dos serviços, com equipe multidisciplinar e revisão permanente dos protocolos de cuidado.  

Solidarizamo-nos com todos os envolvidos neste momento de dor e reafirmamos o compromisso institucional com a proteção integral de crianças e adolescentes, permanecendo à disposição das autoridades competentes para os encaminhamentos que se fizerem necessários.  

 

Porto Velho, 18 de fevereiro de 2026.   

Flaviana L. R. Moreira Garcia

Presidente do NACC - Núcleo de Apoio à Criança com Câncer

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto  Mulheres  pela Vida une professores e alunos em Ariquemes

Projeto Mulheres pela Vida une professores e alunos em Ariquemes

O mês de março ficará marcado para a  comunidade escolar da Escola Heitor Villa-Lobos vivenciou um momento de reflexão e compromisso social durante o

Tecnologia surge como aliada no apoio e acompanhamento do autismo

Tecnologia surge como aliada no apoio e acompanhamento do autismo

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data dedicada a ampliar o entendimento da sociedade sobre o Transtor

Risco para o cérebro, a solidão já afeta quatro em cada 10 brasileiros

Risco para o cérebro, a solidão já afeta quatro em cada 10 brasileiros

Com a longevidade batendo à porta dos brasileiros, o cérebro necessita, cada vez mais, de estímulos cognitivos. Atividades em grupo, uma conversa de

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)