Porto Velho (RO) domingo, 22 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Rondônia une forças pela reciclagem e inclusão social no II Encontro Estadual de Catadores


Rondônia une forças pela reciclagem e inclusão social no II Encontro Estadual de Catadores    - Gente de Opinião

Nos dias 26 e 27 de novembro, Rondônia será palco de um importante evento para os catadores de materiais recicláveis do estado. O II Encontro Estadual dos Catadores, com o tema “Unindo forças pela reciclagem e inclusão”, reunirá catadores, gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e especialistas para discutir desafios e perspectivas do setor. 

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), busca sensibilizar a rede socioassistencial sobre os direitos dos catadores e fortalecer as associações e cooperativas, valorizando e capacitando esses profissionais. 

"Evento importante no resgate da dignidade dos trabalhadores do segmento de reciclagem", destacou Edson Lemos, Diretor Administrativo Financeiro do SEBRAE. Acreditamos que, ao unirmos forças, podemos construir um futuro mais sustentável e inclusivo para todos." 

A coordenadora de desenvolvimento social (CODS), Alany Gomes, destaca a importância de valorizar o trabalho dos catadores: "Os catadores desempenham um papel fundamental na coleta e destinação de materiais recicláveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de renda. Este encontro é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais." 

Rondônia une forças pela reciclagem e inclusão social no II Encontro Estadual de Catadores    - Gente de Opinião

A programação do evento contará com palestras, oficinas e debates sobre temas como a organização de cooperativas, a gestão de negócios, a legislação ambiental e a inclusão social.  

Uma das palestras mais aguardadas será a de Waleska Del Pietro, que abordará o tema "Liderança Feminina e Empreendedorismo". 

"A liderança feminina é fundamental para o sucesso das cooperativas de catadores. As mulheres têm um papel crucial na organização e gestão dessas empresas, e precisamos fortalecer cada vez mais essa presença", afirma Waleska Del Pietro. 

O II Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis é um marco importante para o setor em Rondônia. Ao reunir diferentes atores sociais, o evento busca fortalecer a cadeia da reciclagem, promover a inclusão social e construir um futuro mais sustentável para o estado.

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sistema Fecomércio realiza 2ª edição da Semana S do Comércio com serviços gratuitos, negócios e atrações culturais em Porto Velho

Sistema Fecomércio realiza 2ª edição da Semana S do Comércio com serviços gratuitos, negócios e atrações culturais em Porto Velho

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia realizará nos dias 15 e 16 de maio, em Porto Velho, a Semana S do Comércio 2026, inici

Em homenagem ao Mês da Mulher, cartório de Cacoal promove pintura coletiva com eleitores

Em homenagem ao Mês da Mulher, cartório de Cacoal promove pintura coletiva com eleitores

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o cartório da 11ª Zona Eleitoral lançou um convite diferente para as cidadãs e cidadãos: em vez de apen

Campanha Lenços de Amor reforça solidariedade a pacientes com câncer

Campanha Lenços de Amor reforça solidariedade a pacientes com câncer

A Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) realizou a entrega dos kits arrecadados durante a campanha Lenços de Amor. A ação reuniu pacien

Ações em hospitais e escolas acontecem na 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Ações em hospitais e escolas acontecem na 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

As comarcas do Poder Judiciário do interior do Estado de Rondônia participaram ativamente da 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa qu

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)