Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Acir Gurgacz desiste de disputar o governo e vai anunciar apoio a Confúcio Moura


Acir Gurgacz desiste de disputar o governo e vai anunciar apoio a Confúcio Moura - Gente de Opinião



Em reunião do Diretório Regional do PDT, nesta segunda-feira, o senador Acir Gurgcz (PDT-RO) deverá anunciar seu apoio á pré-candidatura ao governo do estado do ex-prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB). Na coalizão, os pedetistas deverão apontar o vice de Confúcio e reforçar o projeto de reeleição do senador Valdir Raupp, o maestro da aliança.

Como maior evidência do acordo, esta o edital assinado pelo vice-presidente regional do PDT, Ruy Motta convocando a militância para o encontro deste dia 21, no auditório do Aquárius Hotel, em Porto Velho, quando “Acir Gurgacz anunciará o candidato a governador que irá apoiar”.

A adesão de Acir a campanha do PMDB terá forte impacto no pleito ao governo e ao Senado em Rondônia nas eleições de outubro. Ao governo, Confúcio  ganha um poderoso aliado na região central, onde o peemedebista ainda patinava, ganhará com certeza mais alguns pontos na capital (Acir foi o candidato ao Senado mais votado em Porto Velho em 2006). Confúcio e Raupp serão reforçados também pelas nominatas de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara Federal do PDT.

Na briga ao Senado, com o ex-governador Ivo Cassol e a senadora Fátima Cleide, o senador Valdir Raupp, também recebe um apoio decisivo contra pos rivais, numa campanha que andava parelha.

No encontro desta segunda-feira, o senador pedetista explicará aos convencionais as motivações da aliança e a realização de convenção conjunta com a do PMDB, conforme circula nos bastidores. Também os pedetistas vão deliberar sobre a indicação de vice, podendo ganhar a indicação Airton Gurgacz (Ji-Paraná), Mário Jorge (Porto Velho), entre outros nomes já cogitados.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)