Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: Pesos pesados entram na disputa da ALE-RO



Com uma tendência de mudanças, constatada nas eleições as câmaras municipais em 2008 – que teve quase 70 por cento das cadeiras renovadas em Rondônia - a Assembléia Legislativa do Estado, com 24 representantes, terá o assédio de lideranças consagradas no cenário estadual, nas eleições deste ano. São os casos dos ex-prefeitos Carlinhos Camurça (Porto Velho), Sueli Aragão (Cacoal), Milene Motta (Rolim de Moura), Lúcia Tereza (Espigão do Oeste), Dedé de Melo (Guajará Mirim) que se juntam ao atual prefeito Laerte Gomes (Alvorada do Oeste), presidente da Associação Rondoniense de Municípios e ao ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira (Alta Floresta), como possíveis pré-candidatos. 

Com lideranças emergentes no cenário regional, da qualidade de Davi Chiquilito Erse (Porto Velho), Glaucioni Nery (Cacoal), Sônia do PT (Jaru) bem votadas nas eleições municipais de 2008, e nomes da 

ELEIÇÕES 2010: Pesos pesados entram na disputa da ALE-RO - Gente de Opinião
ELEIÇÕES 2010: Pesos pesados entram na disputa da ALE-RO - Gente de Opiniãoestatura política de Jaqueline Cassol (Rolim de Moura) os atuais representantes do parlamento Estadual se verão obrigados a se desdobrar para se manter nos cargos. Trata-se de uma dura batalha e mais encarniçada ainda na capital - onde os atuais deputados Alexandre Brito, Ribamar Araújo, Valter Araújo e Maurinho Rodrigues, também terão a concorrência da maioria dos vereadores de Porto Velho. A cada legislatura, como se recorda, o Poder Legislativo Municipal emplaca pelo menos dois deputados estaduais. 

Também já se descortinam os prejuízos inerentes ao congestionamento de candidaturas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, cuja fragmentação de votos destes pólos regionais beneficia diretamente as lideranças de pequenos municípios, que tinham dificuldades em alcançar as cadeiras do Poder Legislativo. Graças ao divisionismo político contatado nos grandes centros populacionais rondonienses, os pequenos municípios como Ministro Andreazza, Alta Floresta, Machadinho do Oeste, São Miguel do Guaporé, Cerejeiras e Alvorada têm conseguido sucesso na empreitada de obter representatividade. O próprio presidente da casa Leis Neodi Carlos, tem domicilio eleitoral em Machadinho. 


PODER FEMININO
 

ELEIÇÕES 2010: Pesos pesados entram na disputa da ALE-RO - Gente de Opinião
ELEIÇÕES 2010: Pesos pesados entram na disputa da ALE-RO - Gente de Opinião
E pela primeira vez, depois de quase duas décadas, a bancada feminina poderá voltar a crescer de forma significativa graças ao lançamento abundante de ex-prefeitas, ex-deputadas e de vereadoras emergentes em todo estado. A representação feminina, que no auge, nos anos 80, chegou a contar com cinco deputadas, atualmente se resume a Daniela Amorim (Ariquemes) no Parlamento estadual do estado. 

Chama atenção ainda o provável crescimento da bancada da região da Zona da Mata, polarizada por Rolim de Moura - o grande berço de lideranças políticas do estado - na Assembléia Legislativa. Lá, além do atual deputado Luis Cláudio que tem a Emater com grande reduto, serão projetadas lideranças expressivas. Desde a irmã do governador Jaqueline, ao ex-presidente da ALE, Carlão de Oliveira, 

Rolim, inspirada pelos vestígios da civilização Maia, recentemente descobertos, é um capítulo a parte na política estadual. Menor, demograficamente, que o bairro JK, de Porto Velho, a cidade ameaça fazer barba, cabelo e bigode em 2010. Eram Deuses, os Maias e seus tataranetos rolimorenses? Que inspiração eles trazem aos políticos locais, que vem se tornando através dos anos poderosos gauleses? Será que bebem algum elixir eleitoral, a cada pleito? Porque lá, os raios da vitória ao governo estadual já caíram três vezes – e ameaça desabar mais uma vez em outubro? 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)