Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Não deu em nada as gravações de parlamentares - Buscando Abrigo - Mais mordomias - Relações econômicas


Não deu em nada  as gravações de parlamentares - Buscando Abrigo - Mais mordomias - Relações econômicas - Gente de Opinião

Relações econômicas

A antiga imagem do Brasil, projetada pelo Presidente JK era a de uma nação feliz, com Carnaval, mulatas, o melhor futebol do mundo e índios vivendo em florestas intocadas. Hoje, a imagem é deprimente: cidades infelizes, tomadas pela violência, índios massacrados e florestas destruídas.

Em maio, as viagens do presidente Jair Bolsonaro novamente aos EUA, do vice-presidente Hamilton Mourão e da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, ambos à China, caso sejam bem aproveitadas, poderão sinalizar para dias menos sombrios ou, frustradas, cristalizar essas más impressões aos olhos do mundo.

Bolsonaro aproveitou só parcialmente as viagens já feitas, concentrando-se na agenda oficial, mas em 14 de maio receberá o prêmio de Pessoa do Ano da Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York. Poderá desfazer a imagem negativa sobre a destruição da Amazônia, a derrota para o crime organizado e leniência com milícias.

As viagens de Mourão e da ministra terão propósitos técnicos, tendo como alvo a melhoria das relações econômicas entre os dois países, mas podem conjurar declarações infelizes causadas pela nova política externa do governo. Não basta atribuir a má imagem a inimigos. Estes não a criam só se aproveitam dela. Será preciso combatê-la com fatos irretorquíveis.

..............................................

Deu em nada

Não deu em nada até agora as especuladas gravações de parlamentares buscando acordos financeiros com esferas governamentais numa clara chantagem contra a admistração estadual, visando negociatas. O CPA não cedeu às pressões. O efeito prático das fitas propineiras é que a Casa de Leis deve se retrair na votação do impeachment com receio de piorar a imagem do Legislativo

Mais ministérios

A gula das bancadas no Congresso para acertar a aprovação da reforma partidária passa, como se sabe, pela liberação de emendas parlamentares no valor de R$ 40 milhões, da distribuição de cargos do segundo escalão na esfera federal e de cargos federais nos estados. Com apetite aguçado, os partidos já querem para si também a criação de novos ministérios. Haja toma lá, dá cá!

Mais mordomias

Pegou mal e atinge a imagem de sobriedade do STF a licitação por pregão eletrônico para o fornecimento de refeições institucionais. São R$ 1,134 milhão, conforme o edital, com a aquisição de lagosta, cordeiro e vitela. Com isto, os ministros se assemelham aos condes, viscondes, barões e duques medievais que se refestelavam em banquetes ao custo do suor do laborioso povo do reino.

Tudo para

Com o feriado esta quarta feira, Dia do Trabalhador, tudo acaba parando. Os políticos – de todos os níveis, vereadores, deputados etc - espicham a semana, os servidores públicos viajam e a semana acarreta prejuízos para o comércio pela ausência da clientela. Quem viaja hoje já esta pegando a estrada e com isso aumenta o movimento pelas rodoviárias e aeroportos pelo Brasil afora.

Buscando Abrigo

 Os ex-deputados estaduais e federais e ex-prefeitos rondonienses que ainda não conseguiram abrigos na Assembléia Legislativa e nas prefeituras depois de recentes derrotas, agora têm novas chances de conseguir boquinhas com o inicio da distribuição de cargos federais em Rondônia para o governo federal acertar votos visando à aprovação da reforma da previdência.

...................................................

Via Direta

*** Bem articulado, o deputado Laerte Gomes presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, conseguiu se entender com o sindicato dos servidores e deve lançar um novo plano de aposentadoria incentivada no Legislativo *** Alguns políticos tomaram chá de sumiço depois da derrota para o coronel Marcos Rocha na eleição passada *** Não se vê por ai, nem o tucano, o ex-senador Expedito Junior, tampouco o ex-presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho *** Arre!  Uai, Cadê vocês, tchê?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)