Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Plano para Amazônia - Com desprezo - A reeleição de Hildon - Tentáculos tucanos


Plano para Amazônia - Com desprezo - A reeleição de Hildon - Tentáculos tucanos - Gente de Opinião

Plano para Amazônia

 Os avisos de que os eleitos em 2018 precisam dar fim à campanha e assumir suas responsabilidades como governantes e parlamentares é corretos. Manter a polarização insultante de uma campanha sem debates respeitosos dará no fruto amargo das reformas adiadas.

Governantes precisam ter noção de que governam para todos e não para redes sociais. Parlamentares devem conciliar seus deveres partidários com o respeito aos cidadãos que anseiam por mudanças. Não se pode adiar o debate sério. É hora de cada um dar de si o que tem de melhor.

Uma ótima oportunidade para isso é a consulta pública virtual aberta pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que desde ontem acolhe a participação da sociedade para a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia.

Juntando esforços da Sudam, Ministério de Desenvolvimento Regional, demais entes federais presentes na Amazônia Legal e governos estaduais, o PRDA vai projetar ações a ser desenvolvidas no quadriênio 2020–2023. Por mais que o documento final esteja fadado a ser um calhamaço técnico, seu conteúdo é tão importante quanto o pênalti que segundo Neném Prancha deveria ser cobrado pelo presidente do clube. Nesta consulta pública, todo amazônida pode ser um “presidente”.

.........................................................

Com desprezo

Tenho conversado com alguns deputados estaduais e federais que não se relegeram e constatei que alguns deles ainda estão deprimidos com os resultados das urnas em outubro passado. A situação se agrava em algumas situações, pois os barrados nas urnas são tratados com desprezo. Em ocorrências passadas já vi funcionário da Assembléia Legislativa virar a cara e até cuspir do  lado ao se deparar nos corredores com parlamentar derrotado.

A reeleição

Com vários problemas resolvidos nos últimos dias, entre eles a aquisição da massa asfaltica que retardava a operação tapa-buracos, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) começa o verão otimista com seu projeto de reeleição. No campo político se monta uma poderosa coalizão liderada pelo PSDB/PR/PRB/PSD, noutro viès, as obras vão deslanchar com o sol a pino.

O marketing

Vejam só: com o setor de imprensa evoluindo, e numa sintonia melhor entre a comunicação e o marketing, o prefeito luta como um leão contra ferozes opositores interessados em escorraçá-lo do Paço Tancredo Neves nas eleições do ano que vem. Já dá para constatar um novo ânimo no alcaide tucano. Deve ter boa cartas na manga e já esta usando as redes sociais com eficiência.

Tentáculos tucanos

E por falar nos tucanos, eles estão se armando até os dentes para conquistar a prefeitura de Ji-Paraná no ano que vem. O ex-senador Expedito Junior e o prefeito da capital Hildon Chaves deverão apoiar o projeto do deputado Laerte Gomes, atual presidente da Assembléia Legislativa para o Palácio Urupá, a sede do governo municipal da capital da BR.

Vale do Jamari

Constatato que o Vale do Jamari é a região mais prejudicada pelo rigor do inverno amazonico – a nossa estação das chuvas que esta chegando ao fim - nesta temporada em Rondônia. Nunca, na história da região polarizada por Ariquemes – conhecida como Confucionópolis - foi tão afetada com queda de pontes, rodovias interditadas e pelas alagações causadas pela elevação dos rios e igarapés – E com tantos prejuizos.

 

Via Direta

*** Temos idas e vindas desgastantes com as seguidas paralisações dos penitenciários e dos motoristas e cobradores do sistema de transportes coletivos em Porto Velho *** Não bastasse, temos uma cidade penando com o desemprego e com os ribeirinhos mais uma vez  prejudicados pela cheia *** Candeias em Rondônia e Humaitá no Amazonas tiveram enchentes históricas neste ano ***Porto Velho, talvez com as usinas do Madeira controlando os seus vertedouros,  takvez tenha escapado de mais um grande desastre natural.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

A capital rondoniense se transformou numa espécie de “Ceasa” das drogas

Metais na berlindaJá é consenso a noção de que o desenvolvimento do Brasil terá como importante componente as terras raras, os 17 elementos químico

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Impressiona o apetite da família Bolsonaro por cargos eletivos

Sol explodindoOs negacionistas climáticos escoram sua crença em que depois da tempestade vem a bonança. Nesse caso, a destruição do desmatamento se

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

A janela partidária, as composições e muitos ex-prefeitos nas eleições 2026

Nem peixe, nem boiO entrelaçamento amplo de condições especificas da região com a extensão da Amazônia deu origem a uma biodiversidade única na Ter

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)