Sábado, 13 de março de 2010 - 07h06
Para compensar recentes vaciladas e impulsionar a campanha do seu pré-candidato Eduardo Valverde, o PT pretende dar uma demonstração de força no encontro estadual de Ouro Preto programado para acontecer no final da próxima semana. O partido também objetiva a unidade em torno do seu postulante.
Para aqueles que criticam os petistas dizendo que Eduardo Valverde não decolou, os petistas lembram que o partido esta acostumado a atropelar na reta de chegada. Lembra o caso da eleição da senadora Fátima Cleide, a mais votada em 2002, e do prefeito Roberto Sobrinho já com duas grandes vitórias na capital.
O tucano Expedito Júnior não pretende dar mole para o rival Confúcio Moura (PMDB). Com se sabe, o peemedebista acampou na capital nas úiltimas semanas e começou a subir. Júnior, monitorando, as coisas, reforçou as paliçadas em Porto Velho com quem ele acredita ser seu grande adversário no pleito deste ano.
Por causa do panorama nublado, a corrida sucessória ao governo do estado proporciona um terreno fértil para os boatos. Nenhum deles, entretanto, se confirmou. Vejam os principais deles na semana: 1 – Que Eduardo Valverde teria desistido de disputar o governo e aceitado ser vice de Confúcio 2 – Que o Palácio Presidente Vargas teria desistido da candidatura Cahulla e iniciado entendimentos com o PMDB para uma aliança.
Na semana anterior o senador Acir Gurgacz (PDT) também tinha sido vitima da central de boatos. Na oportunidade os boateiros espalharam pelo estado que o representante pedetista tinha desistido da sua postulação ao governo estadual, o que foi categoricamente desmentido pelo líder do socialismo moreno nas suas andanças pelo estado.
Pesquisa do instituo Phoenix e associados para Assembléia Legislativa, já registrada na justiça eleitoral, indica a ponteira do vereador Zequinha Araújo (PMDB) em Porto Velho, de Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, Daniela Amorim (PTB) em Ariquemes e Glaucioni Nery (PSDC) em Cacoal. Na região de Alvorada, o prefeito Laerte Gomes (PR) já tem o topo.
O que se vê nas primeiras pesquisas – não me refiro apenas a esta, mas de outras que estão chegando – é uma forte tendência de renovação dos quadros do parlamento estadual. Vejam que nas sondagens iniciais apenas dois deputados estaduais - um deles é Jesualdo Pires de Ji-Paraná – consegue se manter em alta, em posição de ponta, perante o eleitorado.
Assim como nas eleições passadas, algumas surpresas já vão despontando desde as primeiras consultas dos institutos de opinião. Na capital Davi Erse e a petista Claudir da Mata; o empresário Zezinho do Leilão (em Cacoal), Airton Gurgacz (em Ji-Paraná), Saulo e Adelino Follador (Ariquemes) e Eliane da Emater (Vilhena). Teremos uma disputa emocionante nos pólos regionais.
E já nas primeiras sondagens também é possível sentir que a representação feminina no Parlamento estadual deverá ser ampliada sensivelmente no pleito deste ano. Com Daniela Amorim, Claudir da Matta e Glaucione Nery, Sueli Aragão, Milene Motta, Lucia Tereza, Jauelie Cassol, as Sônias do PT (Jaru e Ouro Preto), Elaine da Emater, Ana da Oito, as mulheres apresentam boas chances de emplacar uma bancada
*** Durante a semana, o diretor geral do DNITT Miguel de Souza percorreu o interior do estado anunciando pacote de obras rodovias ao longo da BR-364 *** Na próxima semana mais secretários do primeiro escalão do governador Ivo Cassol deixam suas pastas *** Eles pretendem disputar cargos eletivos em outubro.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Na Assembleia Legislativa de Rondônia as projeções indicam uma grande renovação de deputados
Nacionalismo fingidoA nova corrente do nacionalismo à brasileira é bater no peito e dizer que as terras raras são nossas, como o petróleo era anunc

Apoio de Rocha, protagonistas fora e grande expectativa e queimando a largada?
Buscando respostasA considerar verdadeira a tese do meteorologista Edward Lorenz de que “o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode provocar u

Pé na estrada, a lei antifacção, federais de peso e janela partidária
As terras amazônicas Pero Vaz de Caminha jamais escreveu a famosa frase de que no Brasil “em se plantando tudo dá”, mas elogiou nossa terra

Histórico arrasador, articulações da classe política e as outras mudanças
Curto e finoCom as estripulias custosas e sangrentas do presidente Donald Trump que culminaram no incompreensível (e ineficaz) ataque ao Irã ficou i
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)