Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Fisco rondoniense sai na frente no debate sobre Reforma Tributária


Fisco rondoniense sai na frente no debate sobre Reforma Tributária - Gente de Opinião

Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia iniciaram o III CONEFISCO – Congresso Estadual do Fisco Rondoniense com uma ampla mesa de debate sobre a Reforma Tributária, que pode ser votada já na próxima semana na Câmara Federal. 

O representante da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – FEBRAFITE falou sobre a posição da entidade em relação a reforma. "Há muito tempo que a Febrafite vem trabalhando essa questão da Reforma Tributária. E, quando nós tivemos a PEC 110 no Senado, a gente abraçou, fomos atrás. Todos os nossos esforços são para fazer uma Reforma Tributária neste país. Chegou o momento em que o modelo estagnou e a gente tem que começar do zero. A Febrafite abraçou a causa", destacou Rubens Roriz da Silva, vice-presidente (Centro-Oeste) da FEBRAFITE. 

Já o diretor de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO, Celso Malhani de Souza, discordou de alguns pontos da proposta. "Infelizmente, o conteúdo desses dispositivos, que foram apresentados na Câmara Federal pelo relator, deputado Agnaldo Ribeiro, deixam a desejar em relação à autonomia das Unidades da Federação, das Administrações Tributárias e do exercício das atividades das administrações tributárias como um todo. Então, esse debate é oportuno, pois é quando a gente tem o conhecimento do conteúdo jurídico da proposta", disse Celso Malhani. 

Para o secretário de finanças de Rondônia, Luis Fernando, o Estado vem buscando sua participação neste debate. "Rondônia é um estado cuja economia é pequena, a gente tem 0,7 do PIB do país, uma população pequena, então, sozinho, Rondônia não consegue influenciar o desenho final. Mas, por isso, a gente usa o Comitê de Secretários de Fazenda, lá a gente busca contemplar o interesse de todas as regiões e, tendo esse processo de negociação e articulação, a gente acaba conseguindo colocar na proposta do Consefaz temas importantes para Rondônia. Eventualmente, claro, a gente tem que convergir os interesses com outros estados da região Norte, Nordeste e Centro-oeste, dependendo do tema. A gente vai compondo, construindo propostas que refletem os nossos interesses e nos permitem dialogar diretamente com o relator da PEC 45, para que os nossos interesses sejam contemplados", explicou Luis Fernando. 

“Temos que aproveitar esse momento para debater a Reforma Tributária, pois a votação está próxima e precisamos apresentar nossas propostas. Essa reforma afeta não apenas a carreira fiscal, mas toda a economia do país, e precisamos ficar atentos. A reforma vai acontecer, mas precisamos estar atentos para que seja feita justiça fiscal e que não recaia apenas nos trabalhadores que ganham menos. Temos que lutar para que a carga tributária sobre o consumo seja cada dia menor. Com essa grande participação, podemos ver a importância do tema”, disse Mauro Roberto da Silva, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos de Rondônia – SINDAFISCO. 

Fisco rondoniense sai na frente no debate sobre Reforma Tributária - Gente de Opinião

Auditores Fiscais de Tributos do Estado de Rondônia e do município de Porto Velho, representantes do Tribunal de Contas do Estado, do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia – PROFAZ, da Federação do Comércio do Estado de Rondônia- FECOMÉRCIO, do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia – CRC, entre outros, participaram dos debates.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

O governador de Marcos Rocha colocou o diálogo com o setor produtivo no centro das decisões estratégicas para o futuro de Rondônia. Em reunião reali

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho voltou ao centro do debate público no Brasil. Propostas que sugerem diminuir o número de horas sema

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Na manhã desta segunda-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconôm

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Há quatro anos, a empreendedora Cleone Amâncio encontrou no artesanato uma forma de transformar talento em renda. À frente do Ateliê da Cléo, ela prod

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)