Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 - 15h18
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se com representantes de escolas de samba, blocos e outras agremiações culturais para debater a proposta municipal de adiamento de desfiles e demais atividades carnavalescas. A proposta tem por base a situação de fragilidade social ocasionada pela cheia do rio Madeira e a demanda dos órgãos de proteção social e de infraestrutura municipal com os casos de emergência. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), na manhã desta segunda-feira (24), quando também foi declarada a intenção do prefeito de decretar estado de calamidade pública. O acontecimento foi acompanhado maciçamente pela imprensa local.
Segundo Nazif, a Prefeitura deve decretar ainda nesta semana o estado de calamidade pública. “Nossos técnicos estão fazendo todos os estudos devidos para que possamos assinar esse decreto, porque Porto Velho já alcançou uma condição em que isso é perfeitamente cabível”, informou o prefeito, explicando também que por meio desse decreto o município pode conseguir maior participação do Governo Federal no retorno dos recursos demandados no processo de defesa civil.
“Temos desenvolvido atividades de resgate e emergência numa área muito extensa, do baixo Madeira até a Ponta do Abunã. Passado esse tempo, teremos que realizar obras de recuperação e reconstruções. O Município não tem esse poder orçamentário, por isso precisamos de recursos federais e o estado de calamidade pública é essencial para que possamos solicitar maior ajuda dos órgãos federais”, esclareceu.
Quanto ao carnaval, as escolas de samba aceitaram o adiamento dos desfiles, conforme a proposta que o prefeito apresentou, ficando outra data a ser decidida numa reunião futura entre os representantes e a coordenadora da Fundação Cultural (Funcultural), Jória Lima.
Os blocos não conseguiram um consenso durante a reunião e a decisão foi adiada para a terça-feira (25), quando os representantes se reunirão para decidir quais blocos atuarão na data a ser apresentada pela Funcultural e quais manterão seus desfiles durante os dias do carnaval (1, 2, 3 e 4/03).
“Na reunião que vamos realizar amanhã, com a segurança pública do estado, órgãos municipais e outras instituições que atuam nos casos das grandes manifestações culturas, vamos ver se temos condições de mobilizar segurança suficiente para população que resolver brincar o carnaval. Hoje, existe uma demanda muito grande em relação à questão da enchente e todos os órgãos de defesa, segurança e de infraestrutura urbana estão mobilizados para dar cobertura nas áreas de riscos. Temos que priorizar a salvação de vidas para que não amarguemos nenhum mal maior. Por isso, vamos verificar a possibilidade de segurança pública para esses brincantes que quiserem sair em blocos pela cidade durante o carnaval”, declarou o prefeito.
Fonte: Renato Menghi
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do