Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

O preço da energia só aumenta... E você que não baixa seu consumo! - Por Viviane Paes


Gente de Opinião

Viviane Paes


No final de fevereiro, o Governo Federal anunciou que entrararia em vigor em março a bandeira tarifária amarela, o que significa nos nossos bolsos, a cobrança de R$ 2 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos. Com certeza você não prestou muita atenção, pois estávamos no período de Carnaval e se esqueceu até a Lava Jato, quem dirá esta tal tarifa amarela...

Relembrando, o sistema das bandeiras tarifárias criou uma cobrança extra nas contas de luz que é aplicada sempre que o custo da geração de energia no país sobe. Foi criado pela Aneel com o objetivo de incentivar o uso consciente de energia elétrica.

Como assim?! Não está chovendo horrores no Norte do Brasil, onde estão concentradas as maiores usinas hidrelétricas do país: Complexo Hidrelétrico Rio Madeira: UHE Jirau e Santo Antônio e a UHE Belo Monte, acrescentando ainda as UHEs Tucuruí, Samuel...  

Sim, chove muito no inverno amazônico. A usina hidrelétrica Samuel, da Eletrobrás/Eletronorte, responsável pelo abastecimento energético de todo o estado de Rondônia e a capital do Acre, antes da construção de Jirau e Santo Antônio, abriu as comportas do vertedouro devido os altos índices pluviométricos, na bacia no rio Jamari. Isso fez com que a capacidade de armazenamento de 100% de volume útil do reservatório atingisse a cota máxima de 87.41m, quarenta e um centímetros acima do nível normal de operação da usina.
Gente de Opinião
Mas a chuva que Sued, como diria Enaiviv, manda para o Norte não é a mesma nas outras regiões. Sendo mais especifica: O Norte, “feio e sujo” que muitos do restante do Brasil consideram, é o responsável por mais de 70% da matriz energética do país. Somos nós que sustentamos os luxos e comodismo mil proporcionados pela energia elétrica no Sudeste e Centro-Oeste... Uma mesada de adolescente que não rende nunca!

Economizar pra quê?

Quando disse no título que o valor da energia elétrica só aumenta e você, eu e todos não economizamos no consumo, não estou falando nenhuma novidade infelizmente!

Por exemplo: Aquela recarga contínua de celular a noite inteira, que você não tira quando está em 100%, continua ativa... Tem que retirar o carregador da tomada sim! Não é lenda urbana.  O fabricante do celular é obrigado a colocar frases do tipo: Desconecte seu carregador para evitar o desperdício de energia e outras, será que percebeu?!

A intenção do governo foi a melhor possível. Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor pode usar a energia elétrica consciente do gasto e do que vai pagar no final do mês.

O erro é achar que o consumidor brasileiro está preparado para lidar com o uso consciente de energia elétrica, o racional de água... Existe o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras desde 30 de setembro de 1985!

Todos se lembram do símbolo simpático dele nos eletrodomésticos, indicando o consumo do equipamento e só... Esse programa é muito mais que isso. Pena que o governo não o veja assim!

Fora o Procel mencionado acima, existe: Procel Reluz (Plamge) – Apoio a prefeituras no planejamento e implantação de projetos de substituição de equipamentos e melhorias na iluminação pública e sinalização semafórica... Vou destacar aqui o trabalho desenvolvido na prefeitura de Ariquemes, na época em que o prefeito era o Confúcio Moura, e que a redução com o consumo de energia elétrica nas secretarias foi de 80%. Representantes da prefeitura e da Eletronorte, apoiadora do projeto no Estado, estiveram numa premiação em Dubai, em 2008, por esse trabalho exemplar.
    
Procel Conhecimento, Edificações, Indústria e Comércio... Enfim, uma gama de programas que poderiam e deveriam chegar à população e não sei o motivo, não estão!

Sou filha única e muito cedo meus pais me ensinaram que as “coisas” não iriam cair do céu, simplesmente porque eu rezei, orei ou pedi! Não podemos ser tão dependentes assim das ações públicas. Eu sei que a União, o Estado e o Município possuem obrigações, afinal pagamos impostos, no entanto muito depende de cada um de nós.

Eu faço minha parte em casa. Sou chata, meus filhos dizem mesmo, vivo desligando interruptores, tirando carregadores das tomadas, colocando PC e Tabletes em hibernação e também “endoideço” quando chego à casa de algum amigo ou parente e percebo desperdício... Falo mesmo! É ilusão achar que você paga apenas à conta de energia de sua casa. O pacote é global... Vivemos em sociedade e não isolados!

Eu fiz minha parte falando sobre isso e você?!

Ahaaa links bacanas para tirar dúvidas do consumo de energia:
 

http://www.procel.gov.br

http://www.aneel.gov.br

http://www.eln.gov.br

http://www.eletrobras.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior temor de bons pais, hoje...

O maior temor de bons pais, hoje...

No dia 20 de abril de 1999, dois estudantes do terceiro ano, da Columbine High School, de 17 e 18 anos, entraram na biblioteca da instituição, às 11

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Eficiência energética: RO na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura

Buscando assunto para o artigo desta quinzena fui surpreendida ao ler o resumo de notícias do Canal Energia - portal especializado em vasto material

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

Diga-me em que filas andam que direi que impostos pagam!

A fila significa uma sequência de objetos onde o primeiro a entrar será o primeiro a ser retirado, ou atendido no caso de pessoas. E, pasmem, porque

 Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Energia elétrica: cara, necessária e estratégica!

Domingo oito de janeiro de 2023. Enquanto famílias assistiam aos desdobramentos da invasão a Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma torre de trans

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)