Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos, Governo e Assembleia fecham acordo para suspender desconto de 6% no salário de servidores


Sindicatos, Governo e Assembleia fecham acordo para suspender desconto de 6% no salário de servidores - Gente de Opinião

Após pressão dos sindicatos e ameaça de uma greve geral no funcionalismo público estadual, o Governo do Estado de Rondônia decidiu revogar o desconto de 6% no vencimento dos servidores, a partir de novembro, referente à concessão do Auxílio-Transporte, bem como irá ressarcir nos meses de novembro e dezembro os valores que serão descontados no pagamento de outubro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (21) durante reunião na Casa Civil entre os sindicalistas e o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, mediada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PMDB).

O imbróglio criado pelo Decreto nº 21.299, de 10 de outubro de 2016, que regulamenta o Auxílio-Transporte a todos os servidores públicos estaduais, só foi resolvido porque Maurão decidiu abrir mão temporariamente de R$ 10,5 milhões do orçamento da Assembleia Legislativa, valor que seria economizado pelo Estado até o fim do ano com a implementação das novas regras, cerca de R$ 3,5 milhões mensais.

“Vamos ter que diminuir cerca de 70% no volume das obras da nova sede da Assembleia, mas neste momento é necessário essa ajuda porque o servidor não pode suportar este prejuízo”, explicou o chefe do Legislativo.

O gesto nobre do deputado e reconhecido pelos líderes sindicais foi motivado após as explicações do chefe da Casa Civil de que o planejamento das contas públicas, inclusive o pagamento de salários, contava com a aplicação do desconto de 6%. Segundo Castro, o governador assinou o decreto de boa fé, tendo sido orientado por outro grupo, onde o conteúdo não passou por uma análise política, contextual e de conveniência.

Emerson Castro explicou ainda que a folha de pagamento do mês de outubro já está fechada, com a previsão do desconto referente ao auxílio transporte, e não tem mais como isso ser mudado. Por isso, a devolução será feita nos dois últimos meses do ano.

Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, ponderou que se o Governo precisa economizar mais, não é tirando dos servidores direitos já adquiridos. “Existem outros meios de se economizar na Administração, a exemplo do custeio de obras ou serviços”, afirmou.

“Estamos passando por um momento difícil, de crise, onde não existe reposição salarial. Recentemente a nossa categoria recuou por conta de um processo de negociação do Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações. Então, é inconcebível suportar esse desconto no salário e, ter que lutar contra ele com uma greve, seria muito danoso para o sistema penitenciário que hoje enfrenta uma grande tensão devido ao conflito entre facções criminosas”, ressaltou Pereira que esteve acompanhado do diretor Social, Ronaldo Rocha, e do diretor Jurídico, Igor Salvador.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), Manoel Rodrigues, foi enfático em rejeitar o decreto. “Queremos a total revogação. Isso é um absurdo. Todo governante quer sobreviver da crise e, em que pese ela, não se pode tirar um direito conquistado há mais de 15 anos”, argumentou.

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) endossou a posição dos sindicalistas. “São dois anos sem aumento. Dois anos sem melhorias salariais. Esse desconto é uma paulada na cabeça do servidor”, acentuou.

Ao falar também da situação, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia, Caio Marin, declarou ainda acreditar em um diálogo com o Governo para dar um desfecho satisfatório para os servidores. “Pedimos que o Estado reveja essa posição, pois muita gente não poderá suportar esse desconto”, enfatizou.

A proposta costurada na reunião será apresentada no próximo dia 3, em assembleia com os servidores, na sede do Sintero. (Fonte: SINGEPERON)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)