Sábado, 23 de março de 2019 - 09h12

Como forma de resgatar a memória da Justiça Eleitoral de Rondônia, a atuação das mulheres em diversos campos de trabalho e no exercício dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - foi enaltecida durante a exposição “Mulher em Evidência – Rondônia 37 anos”. A abertura da exposição aconteceu nessa quarta-feira (20), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral em Porto Velho, na ocasião seis magistradas foram homenageadas pela Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia.
Entre as homenageadas estava a desembargadora aposentada, Zelite Andrade Carneiro. A magistrada ingressou em 1997 na carreira pelo quinto constitucional - após atuar como promotora e procuradora da Justiça – e se tornou a primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia entre 2010 e 2012. “Quando trabalhei como corregedora geral e vice-presidente do TRE entre 2002 e 2003, nós fundamos a EJE com a participação intensa e dedicada da assessoria. Tive a honra de apresentar à Corte eleitoral a proposta de Resolução que criou a Escola. É uma enorme satisfação saber que a EJE continua exercendo o seu papel institucional na formação continuada de magistrados e servidores. Posso afirmar que a Escola não existiria não fosse esse admirável empenho, pois o reduzido número de servidores e de orçamento seria um fomento ao desânimo. O evento de hoje demonstra o prestigio da EJE. As mulheres de Rondônia agradecem sensibilizadas à essas homenagens”, reforça.
Ao todo 45 mulheres receberam as condecorações pela realização de importantes trabalhos na política, advocacia, gestão pública, magistério, dentre outras atividades e funções de natureza pública. Além da desembargadora Zelite Andrade Carneiro, a Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia também prestou homenagens às desembargadoras Ivanira Feitosa Borges e Marialva Henriques Daldegan Bueno; e ainda, às juízas Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, Tânia Mara Guirro, e Sandra Maria Nascimento de Souza (póstuma).
O público que visitar edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia vai encontrar os resumos biográficos e fotografias de diversas personalidades femininas que colaboraram para a edificação da sociedade rondoniense expostos nos totens. A exposição tem como finalidade inspirar as novas gerações que buscam referências na luta contra preconceitos e discriminações de gênero.
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia
Em um esforço contínuo para fortalecer a repressão aos crimes contra a ordem tributária e recuperar ativos para o erário estadual, o Grupo de Atuaçã

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Fraus”
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve a condenação

A Justiça Federal de Rondônia reconheceu como área pública uma fazenda de 952 hectares em Buritis (RO). A decisão é favorável à manifestação do Mini

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) representou, nesta segunda-feira (9/3), uma adolescente pela prática de atos infracionais análogos ao cometi
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)