Terça-feira, 1 de janeiro de 2013 - 11h30
A partir desta terça-feira (1º), Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, toma posse como o novo prefeito de Salvador (BA) e dá nova vida ao carlismo em um reduto que já foi amplamente dominado por seu avô, Antônio Carlos Magalhães.
Nas Eleições 2012, ACM Neto, que era deputado federal antes de assumir a prefeitura da capital baiana, derrotou o PT praticamente três vezes, já que superou Nelson Pellegrino — colega na Câmara dos Deputados — com 53,6% dos votos no segundo turno.
A primeira derrota petista veio da própria presidente Dilma Rousseff, que esteve pessoalmente em Salvador em outubro para apoiar seu candidato. Na visita, ela aproveitou e criticou o DEM.
Depois, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se comprometeu pessoalmente com a candidatura de Pellegrino. Por fim, o governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou ligar obras públicas feitas pelo Estado à imagem de Pellegrino.
Além de derrotar o candidato da presidente da República e do governador do seu Estado, ACM Neto também recolocou o carlismo em evidência na Bahia e no Nordeste. Apesar de contrário à “política do chicote” defendida pelo avô, que morreu em 2007, ACM Neto tenta seguir seus passos na política.
Afinal, ACM, o avô, governou a Bahia por três vezes, foi deputado estadual e federal, ministro das Comunicações de José Sarney e senador da República.
Depois da vitória e da troca de farpas com petistas, ACM Neto está agora na Prefeitura de Salvador e já disse que mira manter uma relação de harmonia com os governos estadual e federal.
Fonte: Portal R7
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)