Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

AGILIDADE - Justiça de Rondônia inicia Julgamento Virtual


 
Sistema possibilita que os processos sejam julgados de qualquer lugar, com rapidez e transparência

Talvez o usuário de uma lan house nem imagine que da mesma forma, fácil e rápida, com que ele acessa o e-mail ou o orkut, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia também poderão acessar o novo sistema e julgar recursos cíveis, de qualquer lugar, pela internet. Isso por que o TJRO inicia o projeto Julgamento Virtual, que permite a realização de sessões e julgamentos de recursos cíveis, que são decisões levadas a um segundo juízo.

A primeira sessão do Julgamento Virtual acontece ness terça-feira, 22. Inicialmente serão julgados apenas processos que não necessitam de sustentação oral, que é a defesa feita por um advogado. No futuro, o sistema também permitirá que se julgue outros tipos de processos judiciais, inclusive dando possibilidade que essa sustentação do advogado possa ser feita por meios eletrônicos e enviados também virtualmente ao julgador.

Para o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que idealizou e coordena do projeto, com essa nova possibilidade, a Justiça ganha mais agilidade e menos burocracia.

Segurança

Apesar da funcionalidade e facilidade de manuseio, o sistema possui criptografia SSL, que equivale dizer que todas as informações sobre os processos que circularem pela internet através do sistema do Julgamento Virtual serão codificadas. Somente quem tem a chave de segurança e suas respectivas senhas e proteções, terá acesso ao que está escrito.

Além de seguro, o sistema também prioriza a transparência. Todas as sessões virtuais poderão ser acompanhadas por advogados e demais interessados no julgamento. A partir da página do TJRO (www.tjro.jus.br), um link levará os internautas à página onde poderão acompanhar os votos dos desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJ de Rondônia, onde o Julgamento Virtual será implantado, em fase de teste, por um período de 120 dias, conforme autorização dada pela pela desembargadora Zelite Andrade Carneiro, que preside do TJRO.

O sistema

O sistema apresenta a situação e informações de cada processo: "em julgamento, retirado de pauta, adiado ou com pedido de vista". No caso dos processos com status adiados ou retirados de pauta, não será permitida a inserção de voto.

Após os votos, a situação do processo é automaticamente alterada para "em julgamento". É possível, no intervalo de 30 minutos, a qualquer magistrado rever o seu posicionamento anterior e votar novamente. Após esse período, não são permitidas alterações no voto. O tempo de de julgamento será determinado pelo Departamento Judiciário, geralmente das 8h às 18h.

Fonte:TJRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)