Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Assembleias regionais do Sintero mantém greve


 Assembleias regionais do Sintero mantém greve - Gente de Opinião

A maioria das 11 regionais do SINTERO votou por manter a greve dos trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia, na manhã desta terça-feira, 09 de junho. As regionais: Estanho (região de Ariquemes), Centro I (região de Jaru), Centro II (Região de Ouro Preto), Café (região de Cacoal), Zona da Mata (região de Rolim de Moura) e Apidiá (Região de Pimenta Bueno), votaram de forma esmagadora para manter a greve e rejeitar de forma integral a contraproposta do governador Confúcio Moura, intermediada pelos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz. “Não vimos nenhuma mudança ou melhora no que foi apresentado anteriormente. O governador Confúcio não cedeu em nada. A greve continua por intransigência do governo”, foi enfático um professor presente na assembleia de Jaru.

Em Ariquemes, o comando de greve, mesmo antes da assembleia, já havia se manifestado de forma contrária a encerrar o movimento grevista. Em algumas regionais defende-se uma maior radicalização da greve, somando-se com os estudantes, pais e movimento sociais em luta: “vamos continuar com vigílias em frente a casa do governador Confúcio e mobilizar as demais regionais”, disse uma professora. Em Cacoal, a maioria absoluta também optou por rejeitar integralmente a proposta tida como “imoral”, apresentada por Confúcio Moura, Valdir Raupp e Acir Gurgacz. Em Jaru, defendeu-se a manutenção da pauta original já que o governado não quer negociar.

Na assembleia da regional Zona da Mata, em Rolim de Moura, dos mais 400 presentes na votação, a maioria absoluta votou por manter a greve. Houve apenas 03 votos contrários. “Temos que radicalizar a greve, queimar pneus, fechar a BR 364 por um dia? Será que só assim o governador vai entender que não estamos brincando?” enfatizou um professor. Uma técnica comoveu a plenária ao afirmar que “já trabalhei até 12 horas na escola, com horas extras, para ver se melhoro meu salário de fome, além dos bicos que sou obrigada a fazer por culpa de todos os governos que passaram! Sou a favor de radicalizar a luta”.

Um balanço inicial feito pela direção do SINTERO, de que havia um enfraquecimento da greve, foi refutado pela maioria das regionais. A maioria das regionais deliberou por reforçar as mobilizações com radicalização e denúncia do governo, inclusive intensificando a luta em Ji-Paraná, Vilhena e na capital. “Devemos convocar uma grande manifestação em Porto Velho, reunindo os trabalhadores em Educação, Estudantes universitários e da educação básica, pais e mães de alunos, movimentos sociais do campo e da cidade. O governo e alguns oportunistas infiltrados na direção e nas regionais quer acabar com a greve, mas não vamos permitir! Se o SINTERO somos todos nós, então a base vai definir os rumos dessa greve! Vamos ampliar a comissão de negociação com um comando de greve de 03 pessoas por cada regional, para assumirem a mesa de negociação com esse governo.” Defendeu uma professora.

Divisão na base do SINTERO

Nas assembleias denunciaram que a direção do SINTERO está impondo um discurso de derrota para desmobilizar e por fim à greve. Mesmo em algumas regionais como Rio Machado (Região de Ji-Paraná), que optou por encerrar a greve, a proposta da executiva não agradou a todos, já que a votação foi acirrada. Há uma intensa mobilização da categoria para manter a greve nesta e em outras regionais. Alguns professores denunciaram que haverá votação em Pimenta Bueno somente amanhã, para reverter a votação que manteve a greve. “Um absurdo, querem encerrar na marra a greve, mas estamos dispostos a impedir isso”, foi enfático um professor grevista de Cacoal.

Fonte: Monclate

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)