Domingo, 24 de novembro de 2013 - 09h14
A partir de abril de 2014 Rondônia vai ter um barco hospital para atender as populações às margens dos rios Guaporé e Mamoré, de Pimenteiras a Guajará. Os detalhes do projeto já foram discutidos pela Casa Militar e pela empresa naval, que já deu início à construção das peças.
A embarcação terá três pavimentos, e será entregue com a montagem e instalação de todos os equipamentos médicos, odontológicos, laboratoriais e tecnológicos e faz parte do plano de compensação social da Usina Hidrelétrica de Jirau. São cerca de quatro milhões de reais de recursos para a execução do projeto, que é considerado de fundamental importância para levar cidadania aos rondonienses e também aos bolivianos da fronteira.
“Trata-se do maior barco hospital do Norte do país”, explicou o major Paulo Nery, que é o coordenador geral da Operação Cívico Social (Operação Aciso), da Casa Militar, responsável pela operacionalidade do barco hospital.
A empresa responsável pela construção da embarcação é a Sinal Mar, sediada em Itajaí-SC, que venceu a concorrência feita pela própria hidroelétrica. “Pelo que nos foi apresentado, trata-se de uma empresa moderna e que vai executar o projeto dentro da concepção que temos”, destacou Paulo Nery. Segundo ele, as chapas de aço do barco serão todas cortadas em Itajaí e soldadas e montadas em Guajará-Mirim, com mão de obra local. A previsão para entrega do hospital pronto e equipado é para abril de 2014, com início dos trabalhos imediato.
Dos três andares do barco, um será destinado ao atendimento à saúde, outro para alojamento e cozinha e um para atendimento dos serviços do Shopping Cidadão, incluído espaço para a Justiça Rápida, onde os cidadãos interessados poderão solucionar sem custos e com rapidez pequenas ações judiciais.
Fonte: Alice Thomaz / Decom
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)