Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Brasília veste as cores de Rondônia em favor da PEC, diz Amorim



Um apelo de “reforço” para que os deputados federais de todas as unidades federativas votem favoráveis a PEC 483, que prevê a transposição dos servidores de Rondônia para folha da União contratados no período de transição de território para estado, foi feito hoje (15), no plenário da Câmara, pelo deputado Ernandes Amorim (PTB). A votação da PEC, em primeiro turno na Casa, está marcada para esta quarta-feira (16).

“É um reforço que faço nesse momento em que as caravanas de Rondônia formadas por sindicalistas, lideranças, servidores, chegam a Brasília nessa grande expectativa de ver esse almejado benefício ser aprovado. Quero contar com a sensibilidade de cada um dos colegas que têm conhecimento da necessidade e do alcance coletivo que tem a aprovação dessa matéria. Estamos todos unidos e contamos e confiamos nesse voto em favor do estado de Rondônia”, apelou Amorim.

Brasília, segundo o parlamentar, “está tomada” literalmente com as presenças das caravanas que foram acompanhar a votação da PEC. Os vôos de segunda e terça-feira seguiram lotados para se juntar aos outros manifestantes que se deslocaram de ônibus no domingo passado. “Estamos confiantes. Estamos todos nessa mobilização, toda a bancada de Rondônia em favor dessa bandeira. Pois a aprovação da PEC na Câmara será apenas um passo nessa caminhada. Temos que nos preparar para o segundo turno e ainda no Senado, onde já foi aprovado em dois turnos, mas seguirá para nova votação em decorrência das alterações feitas na Câmara. Mas essa mobilização nos mostra um caminho: a tendência é a de que a matéria será aprovada”, avalia com confiança Amorim.

Ele contabiliza os 23 votos fechados de partido, o PTB, mais os votos confirmados pelo PR, do senador Expedito Junior; do PP do governador Ivo Cassol; do Dem e do PSDB. “Mas esperamos os votos do PT, PMDB, e de outras agremiações que tem representantes de Rondônia. Essa é uma luta que é de todos independentes de ideologia e filiação partidária”. Amorim alega que a aprovação dessa PEC é apenas “Justiça sendo feito a Rondônia”, já que esse servidores deveriam está na folha da União, desde quando a elevação de estado, como ocorreu em outras unidades federativas. 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)