Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 14h02
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (8) requerimento do deputado federal Padre Ton (PT-RO) para realização de diligência no presídio Enio Pinheiro, em Porto Velho, em razão de incêndio ocorrido no Pavilhão 1, e que resultou na morte de sete detentos no dia 5 de agosto.
“O que ocorreu é muito grave, afinal os detentos estão sob a tutela do Estado. Lamento pelas famílias, e o fato é mais um episódio que demonstra a necessidade de uma revisão geral do sistema prisional de Rondônia e também do Brasil”, diz Padre Ton.
Para o deputado, a diligência será uma oportunidade de verificar as circunstâncias do incêndio e possível violação de direitos humanos. “Não se sabe ainda se o incêndio foi criminoso ou causado pelas péssimas instalações elétricas, que suportavam grande demanda de aparelhos eletrônicos ligados em uma mesma tomada, por exemplo”, diz Padre Ton.
Ele lembra que A Comissão de Direitos Humanos da OAB já havia cobrado providências em relação à precariedade do sistema elétrico no Pavilhão 1, conhecido como Colônia Agrícola.
Havia também presos resistentes a uma remoção para o pavilhão 2, anunciada nos dias que antecederam a tragédia. É nisso que reside a suspeição de incêndio criminoso.
Os deputados petistas Domingos Dutra (MA), presidente da CDHM e Erika Kokay (DF) apoiaram a proposição de Padre Ton, e poderão vir a integrar a diligência.
Fonte: Mara Paraguassu
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)