Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Conferência Municipal das Cidades alcança objetivos


 
Fabrícius Bariani

A 4º Conferência Municipal das Cidades realizada em Porto Velho chegou ao fim alcançando a finalidade de estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano. A discussão foi marcada pela franca participação entre o poder municipal e os representantes de vários segmentos da sociedade. Nos três dias do evento, de 07 a 09, realizado no Sest/Senat, houve uma aproximação através do debate entre os participantes da conferência, como os representantes do setor produtivo, organizações sociais, ONGs, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, entidades sindicais e órgãos governamentais. 

O último dia ficou reservado para apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho. O vereador José Wilde mediou os trabalhos que se estenderam durante todo o dia, ultrapassando o tempo previsto, já que havia a necessidade de se esgotar todas as dúvidas e ajustes que seriam votados ao final, respeitando o pensamento comum entre os representantes dos seguimentos e o governo municipal. Foram feitas várias votações divididas em dois módulos básicos, as decisões para serem realizadas nos âmbitos municipal e nacional.

Delegados eleitos

Encerrada a fase municipal foi iniciada a última parte da conferência, que foi eleger os delegados representantes dos seguimentos para a 4ª Conferência Estadual das Cidades. O local e a data ainda não foram definidos, mas o período mais provável deve ser entre o meses de fevereiro e abril de 2010. Foram eleitos cerca de trinta delegados, com no mínimo 75% de freqüência na conferência.

Distritos

Ficou clara a relação aberta e constante entre a gestão do prefeito Roberto Sobrinho e os distritos. Durante os três dias foram debatidas exaustivamente as necessidades dos moradores dos distritos de Porto Velho e também avaliadas as ações da prefeitura e os resultados naquelas localidades, além de terem sido registradas sugestões, críticas e elogios. Estiveram presentes os representantes dos distritos de Abunã; Calama; Demarcação; Extrema; Nova Califórnia; Fortaleza do Abunã; Jacy-Paraná; Mutum-Paraná; Nazaré; São Carlos e Vista Alegre do Abunã.Também participaram da conferência alguns secretários municipais e seus assessores.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)