Quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 - 10h02
Os cursos oferecidos pela prefeitura de Porto Velho para centenas de pessoas em diversas áreas contemplam também os distritos. São 810 alunos inscritos em cursos que buscam atender a realidade, promovendo a qualificação profissional e o desenvolvimento das comunidades. Como diferencial a prefeitura, juntamente com as unidades fornecedoras dos cursos, firmaram uma parceria com associações dos distritos para que os serviços fossem revestidos em benfeitorias para a própria comunidade.
Alunos que participam de cursos como pedreiro, eletricista, pintura e revestimento aproveitam as aulas práticas para construir espaços comunitários. Outra inovação é que as entidades fornecedoras dos cursos poderão identificar o aluno que mais se destacou e torná-lo um instrutor para a próxima turma.
Em União Bandeirantes, uma ação conjunta das turmas de pedreiro, pintura, eletricista e revestimento está construindo três salas de aula para a Associação de Mulheres. Em Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre e Jacy-Paraná, outros projetos na área da construção civil estão sendo realizados pelos estudantes.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, aquilo que é feito pelos próprios moradores em favor da comunidade agrega bons valores. “A ideia é aproveitar o curso e deixar algo para a comunidade, diferentemente dos cursos de pedreiro, eletricista que são ministrados na Capital, onde paredes são erguidas e depois demolidas”, disse.
Fonte: Rebeca Barca
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)