Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputada Glaucione participa de reunião que discutiu melhorias na qualidade do café


Para discutir melhorias na produtividade e na qualidade do café de Rondônia, a deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC), participou na manhã desta quarta-feira (22) de uma reunião no gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).Deputada Glaucione participa de reunião que discutiu melhorias na qualidade do café - Gente de Opinião

“A cidade de Cacoal, a capital do café, é a nossa base de atuação e todas as melhorias que pudermos trazer ao setor, para agregar valor ao produto, gerando mais renda aos produtores, sempre terão o nosso apoio”, destacou.

No encontro, o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, reforçou o compromisso em melhorar a qualidade do café produzido em Rondônia. Representantes da Emater e da Agência Idaron também estiveram presentes. “A Emater é fundamental nesse processo, por atuar diretamente no apoio técnico aos produtores rurais”, completou Padovani.

No encontro, o especialista em café Lucas Borghi, falou sobre os desafios do setor e acenou com a possibilidade de melhorias, com a implementação de boas práticas de produção e colheita do café. “Mudanças no processo de colheita, secagem, beneficiamento e armazenagem, já produziriam bons resultados na melhoria da qualidade do café rondoniense”, assegurou Borghi. Ele afirmou ainda que a China, mercado em expansão do café, tem interesse na aquisição da safra rondoniense, por apresentar preços competitivos.

Segundo a deputada, “é preciso aproveitar esse bom momento para melhorar a qualidade do nosso produto, com aumento da produção”.

Produção em crescimento: Em 2013, a produção de café em Rondônia, do tipo conilon (robusta), somou 1.556 mil sacas, representando um crescimento de 4%, em relação ao ano anterior. Rondônia é o 6º produtor de café no país, sendo o 2º produtor de café robusta (conilon).

Fonte: Eranildo Luna

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)