Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado propõe Enfrentamento para solução às cheias


Os impactos negativos causados por inundação de áreas com a cheia dos rios em Rondônia motivou o deputado Edson Martins (PMDB) – 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa – a indicar ao governo do Estado a constituição de um “Grupo de Enfrentamento de Crise em Tempos de Enchentes e Estado de Emergência”. Ele considerou, especialmente, o isolamento a que estão submetidas, devido às cheias dos rios, as populações de Guajará Mirim, Nova Mamoré e do distrito de Nova Dimensão.

Na indicação que encaminhou hoje (19), através da Mesa Diretora da Assembleia, o parlamentar propõe que a composição desse grupo englobe os poderes do Estado e órgãos administrativos federais, estaduais e municipais.

- As consequências das cheias dos rios tem repercutido negativamente com a interrupção dos acessos rodoviários, com o isolamento de pessoas que necessitam, urgentemente, dos itens básicos de sobrevivência. As cidades estão desabastecidas dos gêneros de primeira necessidade, tais como, alimentos, remédios, combustível e tantos outros.

Novas alternativas de acesso

O deputado Edson Martins levou ainda em consideração em sua justificativa, além das perdas materiais, a possibilidade de perdas humanas em situações B interrupção da atividade econômica das áreas inundadas; a contaminação por doenças de veiculação hídrica como leptospirose, cólera; a contaminação da água pela inundação de depósitos de material tóxico, assim como a estações de tratamentos entre outros.

O Grupo de Enfrentamento poderá, inclusive, tratar sobre a abertura de novas vias de acesso aos referidos municípios e adjacências para que possibilite a chegada dos já citados itens de primeira necessidade para a população.

Fonte:  Ivalda Marrocos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)