Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Desembargador palestra sobre 'conhecimento e execução' no TJRO



Rangel Dinamarco é um dos mais renomados juristas brasileiros

Nesta sexta-feira, 20, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, em Porto Velho, o professor Cândido Rangel Dinamarco fala sobre "conhecimento e execução", a partir das 19h30. O evento é realizado pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e é gratuito e aberto aos acadêmicos dos cursos de Direito da capital.

O diretor da Emeron, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, destacou a relevância da vinda do professor a Rondônia, por se tratar de um dos mais importantes e renomados juristas deste país. "A Escola da Magistratura de Rondônia, com a discussão de casos concretos e desafiadores, diria, com os novos direitos e desafios, com certeza foi e continuará sendo o foro de debates e reflexões", afirmou o diretor, que reiterou o convite não só a acadêmicos, como também aos profissionais do Direito.

Dinamarco

Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco - Universidade de São Paulo (USP), em 1960. O desembargador aposentado do TJ de São Paulo é também professor titular de Direito Processual Civil da USP. Ex-procurador de justiça do Estado de São Paulo, tendo integrado a Comissão de Revisão dos Códigos, do Ministério da Justiça (1980); e ex-juiz do Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Cândido Dinamarco é membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e conferencista sobre temas de Processo Civil. Ao longo de sua atuação como jurista, o professor participou da elaboração de projetos e anteprojetos de lei, dentre os quais o que criou a Lei de Ação Civil Pública.

Serviço
Local: Auditório do prédio sede do Tribunal de Justiça de Rondônia (térreo)
Endereço: Rua José Camacho, 585 - Olaria
Horário: 19h30
Data: 20/11/2009 (sexta-feira)
 

Obras publicadas por Cândido Rangel Dinamarco

- Instituições de direito processual civil. V. I, II, III (6ª ed.) e IV (3ª ed.). São Paulo: Malheiros, 2009.
- A instrumentalidade do processo. 13ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
- Fundamentos do processo civil moderno. (3 v.). 6ª ed. São Paulo: Malheiros, 2009.
- A nova era do processo civil. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2009.
- Vocabulário do processo civil. São Paulo: Malheiros, 2009.
- Capítulos de sentença. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2009.
- Intervenção de terceiros. 4ª ed. São Paulo: Malheiros, 2009.
- Teoria geral do processo. 21ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008. Em co-autoria com Ada Pelegrini Grinover e Antônio Carlos de Araújo Cintra.
- Execução civil. 8ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
- Litisconsórcio. 7ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
- Manual de direito processual civil, de autoria de Enrico Tullio Liebman (tradução e notas). 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
- A Reforma do Código de Processo Civil. 5ª ed. São Paulo: Malheiros, 2001.
- Reforma da Reforma do Código de Processo Civil. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002;
- Manual dos juizados cíveis. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2001.
- Direito processual civil. São Paulo: Bushatsky, 1975.

Fonte: Ascom/TJ RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)