Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Especialização em Administração Pública é oferecida a servidores do Judiciário de RO



O Poder Judiciário de Rondônia está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Administração Pública, realizado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Sessenta vagas são oferecidas para servidores do quadro efetivo da instituição na capital e interior. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de janeiro, às 18 horas. 

A oportunidade é voltada aos servidores que pretendem dar continuidade aos estudos e promover o desenvolvimento institucional. É o que explica a diretora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (DECAP), Carla Janaína Mendonça. Para participar da seleção é preciso ter diploma da graduação e não ter participado de outro curso de especialização custeado pela Tribunal de Justiça. "É vedada também a participação de servidores envolvidos em processo administrativo e ou que estejam à disposição de outro órgão público. Aqueles que ainda não fizeram o seu projeto de pesquisa podem contar com assistência da DECAP para a inscrição no processo de seleção".

Requisitos

O servidores interessados em participar do processo seletivo devem acessar o edital disponível no site do TJ, onde poderão encontrar todas as informações necessárias para inscrição. É necessário anexar ao formulário de candidatura, o pré-projeto e o currículo (de acordo com a plataforma lattes, disponível no endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br/) e encaminhá-los ao Decap.

O Poder Judiciário é o órgão idealizador do curso, mas as candidaturas serão avaliadas por uma comissão composta por docentes da Unir e quatro servidores com nível superior, vinculados à Secretaria Administrativa (SA) e à Secretaria Judiciária (SJ) do TJ.

O diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Abdon Ribeiro da Silva Neto, alerta os candidatos sobre os quesitos exigidos no edital. "Os trabalhos serão selecionados com base no potencial da linha de pesquisa apresentada no projeto, relacionados aos interesses e objetivos do judiciário. Os campos de pesquisas devem estar focados em Gestão de Pessoas; Gestão de Cartórios e Atendimento ao Cidadão; Qualidade e Produtividade;Gestão de Processos; Contabilidade Pública e Áreas prioritárias", completou o diretor.

Nos dois últimos anos o Judiciário capacitou aproximadamente dois mil servidores e realizou mais de 250 cursos como: a pós-graduação em Gestão Pública: Administração Judiciária (em andamento), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); o curso de Gestão de Pessoas e Processos, que atendeu escrivães, chefes de cartórios, oficiais distribuidores, administradores de fórum e diretores das áreas judiciária e administrativa e os dois Workshops Estratégico de Gerenciamento, Planejamento e Controle de Processos, que contemplaram 100 servidores. Dentro das perspectivas do Poder Judiciário, está previsto para o mês de março o terceiro Workshop promovido pela Instituição em parceria com a FGV.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Decap pelos telefone: 3217-1093 ou 3217-1094. 

Fonte: Ascom/TJRO

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)