Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Fátima Cleide critica governadores que lutam contra piso nacional para professores



Durante sessão especial para homenagear os professores, a senadora Fátima Cleide (PT-DF) criticou os governadores do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Mato Grosso do Sul e do Ceará por terem entrado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a lei que obriga os estados a pagar um piso salarial de R$ 950 aos professores.

- Milhões de professores no país sofrem com o descaso e a indiferença, transformados em elogios em um único dia - lamentou, referindo-se à comemoração do Dia do Professor.

Fátima Cleide disse que os professores são "atacados" pelos governantes que ignoram suas condições de trabalhado. Ela criticou os governos estaduais e municipais por não providenciar mais salas de aula, levando professores e alunos a sofrer desgaste ainda maior.E apontou para o não cumprimento da lei que garante aos professores o pagamento da hora-atividade para desenvolverem atividades fora da sala de aula, o que, considera, não pode ser feito com carga horária semanal de 40 horas.

Conquistas

Por outro lado, Fátima Cleide enumerou realizações do governo Lula na área educacional, como a criação de 30 universidades públicas, 150 escolas técnicas federais e centros tecnológicos. Mencionou também a realização de concursos públicos, com especial destaque para o Fundode Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb), segundo ela, um regime de "cooperação solidária e responsável" entre os três níveis da Federação.

A senadora elogiou a disposição do ministro da Educação Fernando Haddad em prestar esclarecimentos na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) sobre a fraude nas provas do Exame do Ensino Médio (Enem). Ela isentou o MEC de qualquer responsabilidade, atribuindo a exigência do sigilo à empresa contratada. E disse que a realização das provas, numa operação conjunta entre Polícia Federal, Forças Armadas e Correios, representará uma oportunidade de fortalecimento do Estado brasileiro.

Fátima Cleide parabenizou todas as categorias de professores, desde a educação infantil até a educação profissional e a alfabetização de adultos, passando por aqueles que se dedicam à educação indígena e de pessoas com deficiência. E fez referência aos professores que, segundo ela, foram impedidos de lecionar em assentamentos de sem-terra por "imposição de uma censura ideológica".

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)