Quarta-feira, 7 de outubro de 2009 - 17h13
Ao considerar o setor produtivo do Estado, o presidente da FIERO entregou aos parlamentares documento que requer conclusão do eixo de integração “Saída para o Pacífico”
A conclusão das obras de construção da ponte sobre o Rio Madeira foi o tema da discussão entre as classes políticas, empresariais e a sociedade rondoniense, durante a audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira, 06, na Assembléia Legislativa de Rondônia. Na ocasião, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Denis Roberto Baú- que representou o setor produtivo, entregou ao presidente da Casa, o deputado Neodi Carlos, o documento que contém o parecer favorável dos empresários à construção da ponte sobre o Rio Madeira, no distrito de Abunã - considerado eixo de integração - denominado “Saída para o Pacífico”.
Também participaram da audiência, o 1º vice-presidente da FIERO, José Marcondes Cerrutti que assumiu, recentemente, o comando do Terminal Portuário de Porto Velho e o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista.
Ainda na tarde da segunda – feira, antecedendo a audiência, os empresários, representantes de Sindicatos, da Federação do Comércio, da Câmara de Dirigentes dos Lojistas, das Associações Comerciais e Industriais, reuniram-se nas dependências do Sistema Indústria para fortalecerem a proposta do Manifesto Fórum Pró Rondônia, que elucida justamente o posicionamento dos empresários a respeito do assunto.
A abertura das explanações técnicas sobre as obras foi feita pelo diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Miguel de Souza. Com gráficos e material ilustrativo, ele explicou sobre a viabilidade dos três projetos das pontes: sobre o rio Madeira (BR – 319), BR- 364 e a ponte internacional, incluindo os acessos a outros mercados e o total de investimentos estimados em R$ 600 milhões. Seguida da apresentação de Souza, as autoridades políticas presentes como os senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide, o prefeito de Porto Velho – Roberto Sobrinho, o deputado Neodi Carlos, o deputado federal, Mauro Naziff se pronunciaram positivamente às obras – desde que não cause prejuízos aos ribeirinhos que moram no local - e a representante dos moradores da Balsa também transmitiu a opinião sobre a construção.
A continuidade das obras – na análise do presidente da FIERO – estrutura ainda mais Rondônia que terá outra rota para comercializar as potencialidades produzidas no estado. “Tendo em vista que a FIERO busca fomentar a internacionalização dos nossos produtos industriais, aposta-se no enorme potencial de negócios a serem gerados com os países andinos vizinhos, mercado asiático que ficará acessível através dos portos do Peru e Chile e ainda o mercado consumidor de Manaus”, disse. Segundo Baú, a paralisação e o retardamento das obras implicam em prejuízos ao desenvolvimento, à imagem do Estado que caminha a passos largos rumo ao progresso, à sociedade civil devido à demora das obras e pelos elevados custos da travessia do rio pelas Balsas e, ainda, ao erário público pelo aumento dos custos do empreendimento. Em nome do setor produtivo de Rondônia, o presidente solicitou o empenho efetivo da classe política rondoniense no Congresso Nacional para que as obras – que enfrentam falta de recursos para a conclusão – sejam incorporadas ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, de maneira a assegurar a sua execução
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)