Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Gestores da Seplan atualizam conhecimentos em gestão de finanças públicas


Por atuarem na rotina orçamentária do Estado, o secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, acompanhado do gerente de Planejamento Governamental, aperfeiçoaram técnicas de trabalho por meio de treinamento realizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), uma das instituições renomadas do País, atuante desde 1974.

O treinamento, que teve carga horária de 40 horas e realizado em Brasília, contou com instrutores reconhecidos internacionalmente como Paulo Henrique Feijó e Márcio Bastos, autores de diversas obras nas áreas de gestão de finanças públicas.

A busca pela atualização das técnicas irá contribuir para alcançar maior eficácia na elaboração de peças orçamentárias como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), resultando na eficiência dos serviços públicos prestados em Rondônia. Os instrumentos administrativos são fundamentais para gerenciar e controlar aplicação dos recursos públicos e monitorar os gastos realizados pelo governo.

O treinamento contou com uma dinâmica intensa de exercícios com base em casos concretos, provas avaliativas, entre outros. Além das fases práticas, os gestores tiveram oportunidade de aprofundar conceitos e princípios que nortearam a formulação e implementação do atual arcabouço institucional e das práticas das finanças públicas no Brasil.

“A metodologia utilizada no curso esclareceu pontos importantes que a lei nem sempre deixa claro. Terminamos o curso com a certeza que poderemos contribuir bem mais, e com mais eficiência nos resultados das áreas de planejamento e execução de orçamento”, ressaltou Pimentel.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)