Quarta-feira, 17 de abril de 2013 - 18h05
O governador Confúcio Moura entregou, na manhã desta quarta-feira (17), cinco unidades do Auto Misto de Apoio e Salvamento (Amas) ao Corpo de Bombeiros Militar em Porto Velho. Equipados com 28 itens de salvamento, os veículos movidos a óleo diesel vão atender a capital, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, nas operações terrestres como captura de animais e socorro diversos.
Reunidos no auditório do Comando Geral, a tropa foi apresentada ao governador pelo Coronel Chianca, coordenador de Operações do CBM. No evento, o comandante Geral dos Bombeiros, coronel Ubirajara Caetano, que na semana passada foi eleito , no Rio de Janeiro, presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom) biênio 2013-2014, disse que para a Corporação está é uma grande conquista. Mais cinco viaturas serão adquiridas no segundo semestre.
O comandante também lembrou que, até pouco tempo, os militares capturavam animais “na unha”, pois não haviam equipamentos. “Rondônia ganha com os novos veículos um padrão avançado para as operações terrestres, mais mobilidade e economicidade, em virtude de serem carros pequenos e movidos a óleo diesel. Além disso, a tropa terá melhores condições para agir nos mais diversos casos”, salientou.
O governador Confúcio Moura ressaltou e parabenizou os bombeiros militares pela respeitabilidade que a Corporação tem junto à sociedade, incentivando que continuem preservando a imagem que construíram ao longo do tempo e disse sentir-se envaidecido por poder participar de uma solenidade de entrega de equipamentos, cujo objetivo, além de melhorar as atividades cotidianas dos militares, é mostrar resultados para a sociedade.
Confúcio falou sobre a precariedade dos bombeiros em anos passados, comparando com a realidade atual, quando a Corporação já está trabalhando para adquirir a segunda aeronave para atender a população. “O interior está sendo beneficiado, ao mesmo tempo que a capital, pelas novas tecnologias. Estou satisfeito e feliz por estar cumprindo aquilo que desejei desde o início do meu governo”, declarou.
Entre os itens das novas viaturas destacam-se as cadeirinhas de salvamento, mosquetões, blocantes, cintos especiais, triângulos e tripés de salvamento, escada prolongável, moto serra,moto abrasivo, polias, desencarcerador, expansor para socorro de vítimas em ferragens. No campo dos animais os Amas têm cambão para captura de cães e gatos, gaiolas e ganchos para animais peçonhentos e abelhas. No socorro a vítimas, especialmente em acidentes, tem colar servical, talas fixas, ked, maca e kits para primeiros socorros. No combate a incêndio tem guinchos, moto bomba para escova, mangotes, mangueiras de incêndio de 30 metros, engate rápido para auto abastecimento em mananciais e derivantes. Os cinco Amas custaram ao Estado R$ 1 milhão e 460 mil. E foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Alice Thomaz / Decom
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)