Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governo vai comemorar os 101 anos da Madeira-Mamoré


A comemoração será solene, com apresentação de bandas marciais e exposição de fotografias históricas e contemporâneas para relembrar a saga dos trabalhadores e aventureiros que contribuíram para a sua construção. Haverá também bolo e refrigerantes para o público. Outras atrações culturais serão definidas nos próximos dias pela Setur.

A EFFM é o marco histórico mais conhecido do Estado. Sua construção foi uma das maiores odisséias da humanidade, atraindo trabalhadores de 50 pátrias, sendo retratada em minissérie da Rede Globo e em enredo da Escola de Samba Grande Rio, do Rio de Janeiro.

Este importante monumento marca a colonização do interior da Amazônia, cercada de lendas sobre a audácia de se construir uma ferrovia dentro da Floresta, rodeada de perigos e que levou mais de 30 anos para ser finalizada.

O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está sendo revitalizado através das obras de compensação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, sendo um importante ponto turístico e de manifestações culturais no município de Porto Velho.

A Superintendência irá iniciar, em breve, as obras de revitalização do Prédio do Relógio – antigo centro administrativo da EFFM – e que compõe com a ferrovia o conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local, será instalado também o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Café do Velho.

Fonte: Marcos Freire
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)