Porto Velho (RO) domingo, 29 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Haddad assume com maioria na Câmara e projeto polêmico


O prefeito eleito Fernando Haddad assume nesta terça-feira (1º) com ampla maioria na Câmara Municipal e com projetos polêmicos a serem implementados como as mudanças na inspeção veicular e o Bilhete Único mensal.

Haddad precisa de maioria simples (28 votos) para aprovar a maioria dos seus projetos. A exceção fica por conta das mudanças no Plano Diretor e na Lei de Zoneamento que precisam de 32 votos para serem aprovadas, segundo Chico Macena, assessor de imprensa do novo prefeito.

Dos 55 vereadores paulistanos, Haddad deverá ter o apoio de 40 vereadores de 11 partidos. Apenas 13 vereadores (do PSDB, PPS, PSOL e um do PV) deverão fazer oposição. Os dois parlamentares do DEM devem apoiá-lo, mas são considerados "independentes".

Com amplo apoio da base aliada, Fernando Haddad deve enviar, ainda no primeiro semestre, três projetos: a revisão do Plano Diretor, a mudança no modelo atual de inspeção veicular e o projeto do Bilhete Único mensal, essas duas últimas promessas polêmicas de campanha.

Após aprovação do Plano Diretor, outros projetos importantes ligados ao planejamento urbano devem seguir para votação na Câmara: o novo Código de Obras, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a revisão da planta genérica do IPTU.

Saia justa

Por causa da possibilidade de mudanças na inspeção veicular, o novo secretário do Verde e Meio Ambiente ameaçava sair um dia antes da posse. O vereador Ricardo Teixeira defende a manutenção das regras atuais.

— Eu comparo a inspeção veicular ao cinto de segurança. Ela salva vidas. Sou totalmente favorável. Vamos agora conversar com o partido. A inspeção deu certo no mundo inteiro, por que só no Brasil não vai dar?

Prefeitos anteriores

A situação confortável de Haddad é bem diferente dos seus antecessores José Serra (PSDB), prefeito de 2005 a 2006, e Gilberto Kassab (PSD).

Eles tiveram de lidar com o chamado Centrão. O grupo reunia pelo menos 15 parlamentares do PMDB, PTB, PV, PP e PR. Somados aos 11 vereadores do PT, que era oposição, eles complicavam a vida do prefeito.

O Centrão começou no dia da posse de José Serra, após a eleição de Roberto Tripoli (PSDB) para a presidência da Câmara contra o candidato do prefeito, que era Ricardo Montoro (PSDB).

Nos primeiros anos da sua gestão, Gilberto Kassab também foi obrigado a negociar com o grupo. O problema só terminou em 2011, com a eleição de seu aliado José Police Neto (PSD) à presidência da casa. Ele derrotou o candidato do Centrão, Milton Leite (DEM).

Fonte: Portal R7

 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)