Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Hermínio e CUT debatem a relação da ALE com servidores


Hermínio e CUT debatem a relação da ALE com servidores - Gente de Opinião

Na tarde da última quinta-feira (02) estiveram reunidos, por cerca de uma hora, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE) Hermínio Coelho e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Itamar Ferreira. Em pauta, os dois principais assuntos foram a relação da Assembleia Legislativa com os servidores e a questão do conflito agrário de Vilhena, que resultou na prisão do sindicalista Udo Wahlbrink.

Hermínio relatou os novos procedimentos adotados pela ALE, desde que ele assumiu a presidência, de não votar questões de interesse dos servidores sem que haja um prévio debate com os respectivos sindicatos e membros das categorias. Além disso, a Assembleia está vigilante contra atos e medidas do Governo que possam prejudicar os servidores, como o recente Decreto baixado pelo Poder Executivo que foi sustado pela ALE.

O presidente da CUT ressaltou a importância dessa nova forma de tratamento da ALE em relação aos servidores, relembrando as votações de triste memória ocorridas no mandato passado, quando projetos do Executivo tirando direitos eram votados no mesmo dia em que chegavam à Assembleia; aprovados literalmente na calada da noite, muitas vezes após as 23h00 ou a meia noite, para fugir da pressão dos servidores.

O presidente Hermínio e o presidente da CUT combinaram de realizar esforços para ampliar a participação dos sindicatos de servidores nos trabalhos legislativos, principalmente nas questões diretamente relacionadas às diversas categorias. O principal objetivo é permitir um amplo debate com os sindicatos antes da aprovação de qualquer projeto de interesse dos servidores.

Outra questão tratada com o presidente da ALE foi o conflito agrário ocorrido no Cone Sul, que resultou na prisão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores, de outras três lideranças e no indiciamento de quatorze agricultores. Na ocasião Hermínio recebeu um documento assinado pelo Sindicato, FETAGRO e CUT, relatando a situação de criminalização que está sendo feito pelas autoridades de Vilhena. Hermínio considerou a situação grave e pretende debater a questão com os demais deputados.

Fonte: CUT
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)