Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

IPVA tem desconto de 10% até o dia 31 janeiro


Proprietários de veículos com placas de finais 1, 2, e 3 que quiserem obter desconto de 10% do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Rondônia deverão se antecipar. O governo, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), informa que o prazo vai até o dia 31 deste mês. Após essa data, o desconto recai para 5%, até o dia 28 de fevereiro.

A nova legislação, de acordo com a auditora fiscal da Sefin, Márcia Guedes, segue os critérios da nova legislação da Secretaria, em consonância com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO). “O prazo é um desconto aos proprietários como forma de incentivo”, disse.

A mudança passou a vigorar em setembro de 2013. Atinge veículos com placas com finais 1, 2, e 3, que devem ser quitadas até este mês valendo-se do desconto. “Quem não quitar o débito do IPVA neste prazo perderá o incentivo financeiro, ainda podendo pagar com multas e juros”, informa a auditora fiscal da Gerência de Arrecadação, Veridiana de Oliveira.

Rondônia conta atualmente com 800 mil veículos, sendo que 25% destes encontram-se em situação de inadimplência.  Porto Velho, segundo a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran), até outubro de 2013 esse número era de 219.401. Do total, 90.405 está com pendência, seguindo um percentual de 41,2%.

Automóveis com placas de finais 2 e 3, o abatimento somente será aceito com a quitação de forma contínua do imposto, até o prazo final. Até o ano passado, era permitido efetuar o pagamento no final de março, inclusive os proprietários de veículos com placas de final 1. A Sefin comunica que o desconto de 5% será concedido caso o pagamento em cota única seja antecipado em 30 dias.

Após a quitação é que ocorrerá o licenciamento do veículo.  “Havia a opção de licenciar o automóvel mediante o pagamento da primeira cota. Esta maneira foi extinta. É uma decisão que muita gente não gostou, mas foi necessária para combater a evasão fiscal”, explica Veridiana Oliveira.

Gente de Opinião

Texto: Emerson Barbosa
Fonte: Decom/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)