Quinta-feira, 7 de novembro de 2013 - 05h12
O deputado estadual José Lebrão (PTN) apresentou na Assembleia Legislativa de Rondônia, indicação ao Governo de Rondônia através da Secretaria Estadual de Saúde - Sesau reivindicando a readequação dos valores cobrados para a realização de sessão de hemodiálise a pacientes acometidos por doenças renais.
O deputado Lebrão explicou que as clinicas de hemodiálise que atendem esses pacientes, estão enfrentando graves problemas de ordem econômico-financeiro, devido a diferença dos valores pagos pela tabela SUS, custos operacionais, e ainda, os constantes atrasos dos pagamentos que não são efetuados na data devida. “É evidente que esse problema repercute no atendimento aos pacientes de hemodiálise”, declarou o deputado.
O Ministério da Saúde definiu em diversas portarias o rol dos procedimentos de alta complexidade, tanto ambulatoriais como hospitalares, que estão descritos nas portarias 1101/2002 que estabelece os parâmetros de cobertura assistencial no âmbito do SUS nº 1168/GM/2004, que institui a política nacional de atenção ao portador de doença renal e 211/2004 que determina que as secretarias de saúde adotem as providências para implantar as redes estaduais de assistência em nefrologia na alta complexidade e resolução. Como também a RDC 154/2004, que estabelece o regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise.
O deputado explica que com a total dependência da máquina, o renal crônico se obriga a percorrer longas distâncias, ou trocar de domicílio para morar preferencialmente onde possa ter o seu atendimento efetivado, tendo assim, uma sobrevida maior e com melhor qualidade.
Aos municípios pólos competem entre outras, atender as ações de media e alta complexidade, tanto ambulatoriais como hospitalares. Portanto pacientes da capital, Candeias do Jamary, Itapuã D’Oeste, Guajará Mirim e Nova Mamoré, são atendidas em Porto Velho, que agora também desempenha esse trabalho com os pacientes de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.
Na cidade de Ji-Paraná, por exemplo, são prestados serviços de hemodiálise para residentes de Jarú, Ouro Preto D’oeste, Presidente Médici, Theobroma, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, Vale do Paraíso, Teixeiropolis, Urupá, Mirante da Serra, Nova União, Alvorada d’Oeste, São Francisco e Costa Marques.
Já Cacoal atende pacientes de Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe, Espigão d’Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta, Alto Alegre, Castanheira, Novo Horizonte, Nova Brasilândia, Santa Luzia D’Oeste, Seringueiras, Parecis, e São Miguel. Enquanto Vilhena, o serviço é prestado a pacientes de Chupinguaia, Colorado D’oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara.
“A busca de qualidade de vida dessas pessoas que vivem em constante cuidado médico, poderia ser melhor beneficiada por meio de complementação dos preços praticados na tabela SUS para os serviços de nefrologia, com recursos financeiros do estado, como tem sido feito com outros serviços de saúde que precisam ser prestados por instituições privadas, tais como: reajuste da diária dos leitos de UTI; realização de exames de eletroneuromiografia e aprovação de valores complementares com recursos financeiros advindo do estado, para procedimentos de rádio imagem e raios-x”, finalizou o deputado.
Segurança
O deputado também apresentou indicação na Casa de Leis, solicitando ao Governo do Estado, a implantação e construção de um Posto Avançado da Polícia Militar no distrito de Três Coqueiros, localizado no município de Campo Novo de Rondônia. De acordo com o deputado a indicação se faz em virtude do número de violência no distrito ter aumentado consideravelmente nos últimos anos, e para dar mais segurança aos moradores desse local. “Consciente da importância de dar segurança para a população é que contamos com a pronta ação do Governo do Estado no atendimento dessa indicação”
Fonte: Paulo Ayres / Estagiária Juliane Sobrinho e Estagiário Uílian Alves
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil
A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)