Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Limpeza em São Carlos deve ser concluída em vinte dias


Um dos distritos mais afetado pela enchente do rio Madeira deste ano, São Carlos — distante de Porto Velho cerca de 100 km — aos poucos começa a se recuperar da tragédia provocada pelo fenômeno natural. Na região desde a última quinta-feira, 28, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) trabalha na limpeza do distrito com a remoção de sedimentos e entulhos que estão obstruindo as vias, impedindo o trânsito das pessoas. De acordo com o administrador do distrito, Ednardo Souza Medeiros, a previsão é de que dentro de 20 dias o serviço seja concluído. “Infelizmente sofremos essa tragédia, mas estamos nos recuperando e essa limpeza é importante para que a comunidade recupere a autoestima e possa recomeçar”, afirmou.

Um levantamento feito pelo Departamento de Assuntos do Interior (DAI) constatou que 5,3 quilômetros de vias, foram obstruídas e precisam ser limpas. O volume de entulho e sedimentos a ser retirado gira em torno de 2,78 mil metros cúbicos. São 11 ruas obstruídas. Também haverá a necessidade de serem reconstruídas seis escolas: Renato Medeiros, na comunidade de Itacoã; Alzira Falcão, em Bom Serazinho; Henrique Dias, na sede do distrito; Aníbal Martins, em Curicacas; Leocádio Pardo, em Terra Caída; e São Luiz Gonzaga, na comunidade de Brasileira, além do alojamento dos professores.

A sede administrativa distrital onde funcionam os correios, foi outro prédio público afetado, assim como as unidades de saúde de Terra Caída, Itacoã e a do núcleo urbano do distrito, e necessitarão de reparos para voltar a funcionar com atendimento à população. Tem também a questão da passarela de madeira entre as ruas Álvaro Costa e a Rua da Beira e a escadaria que precisam ser desenterradas e recuperadas. Só a passarela, são sessenta e cinco metros. Tem também o campo de futebol que precisa ser limpo”, lembrou o diretor do DAI, Francisco Alves Araújo, o “Tyer”.

No distrito, 716 famílias foram afetadas pela enchente e tiveram que ser removidas para Porto Velho onde permaneceram enquanto o distrito ficou debaixo ´d'água. Dessas, 400 continuam recebendo auxílio do município com doação de água e cesta básica. Ele afirma que a comunidade reconhece o empenho do prefeito Mauro Nazif, e as famílias reclamam apenas da lentidão nas respostas do auxílio pecúnia e da construção das novas moradias. O auxílio pecúnia não é responsabilidade do município e as novas residências para serem construídas é preciso primeiro definir a área para onde os moradores serão remanejados.

O administrador Ednardo Medeiros lembrou que o Governo do Estado ficou de comprar uma área de 150 hectares, em Aliança. Onde seria construída a Nova São Carlos. Mas até agora a pendência ainda existe. Após a aquisição do lote, a área seria doada à prefeitura para fazer a regularização.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)